AGEUFMA lançará novo portal institucional e o Edital de Pré-Incubação no dia 9 de junho

publicado: 01/06/2022 15h03, última modificação: 01/06/2022 21h08

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma) comunica que serão oficialmente lançados, na próxima quinta-feira, 9, o novo portal da Ageufma e o Edital de Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores da Diretoria de Empreendedorismo (Demp).

O evento ocorrerá a partir das 10h, de forma on-line, por meio do Google Meet e com transmissão pelo Youtube da Ageufma. Na ocasião, o professor Oswaldo Loureda, coordenador de Incubadora, Startups e Parque Tecnológicos da Ageufma, ministrará uma palestra de tema “Como criar uma Startup Inovadora”.

Novo portal

O novo portal, construído pelo Núcleo de Comunicação da Ageufma, com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), oferece mais acessibilidade e usabilidade aos usuários, por meio da adoção de ferramentas de tradução dos textos, facilitando a leitura em mais de cem idiomas, além de facilitar o acesso às informações e principais serviços da Pró-Reitoria.

Conta com um menu principal no topo feito em formato drop-down: trata-se de um elemento suspenso, semelhante a uma lista, que permite que o usuário, ao arrastar o mouse sobre o menu, escolha um botão em uma lista de opções. Quando o menu drop-down está inativo, ele esconde as opções, economizando espaço na tela.

Uma lista de banners divulgará eventos científicos e demandas de mais visibilidade da Agência, como Editais Pibic/Pibiti, Editais de Empreendedorismo e Inovação, entre outros. O hall de Notícias conta com uma em destaque e outras quatro gerais, empilhadas de forma responsiva, ou seja, ajustadas aos mais variados tamanhos de tela.

Abaixo do hall de Notícias, estarão os principais serviços mais procurados pela comunidade universitária no que tange à pesquisa, pós-graduação, empreendedorismo, inovação e internacionalização: links úteis de serviços e demandas importantes como reconhecimento de diplomas, listas de programas e cursos stricto e lato sensu, parcerias e acordos de mobilidade internacional, Conselho de Ética em Pesquisa e outros.

Editais

Uma novidade é a nova disposição de organização dos editais. Agora, um mesmo edital de abertura e seus trâmites como retificações, resultados parciais, convocações, et cetera, estarão juntos e organizados em uma só página. Isso se repete para outros editais, ou seja, cada processo seletivo terá sua página, contendo as demais publicações do mesmo trâmite (retificações, resultados, entre outros).

A página inicial é finalizada com a inserção de um vídeo institucional e o podcast Ciência em Pauta, da Ageufma, além dos links úteis e links das redes sociais da Agência. Páginas das diretorias, coordenações e divisões estão disponíveis com informações como contatos, servidores e horários de funcionamento, além de informações sobre os objetivos e as funções de cada setor da Agência.

Lançamento do Edital de Pré-Incubação

O evento de lançamento do Portal ocorrerá concomitantemente ao lançamento do Edital de Pré-Incubação, que implementa políticas de empreendedorismo dentro da Universidade, entre elas a Incubadora de Empresas (Conecta) e o Núcleo Avançado de Empreendedorismo (Nave).

O edital disponibiliza ferramentas de estímulo e capacitação para o desenvolvimento de planos de negócios potenciais. Dessa forma, poderão ser submetidas propostas para pré-incubação com projetos de negócios de todas as áreas de conhecimento, destacando, entretanto, que as seguintes linhas estratégicas serão priorizadas no processo de seleção:

1. Exploração de propriedade intelectual, patentes e registros de softwares da UFMA;
  2. Produtos e/ou serviços com foco em inovações e negócios sociais;
  3. Produtos e/ou serviços que visem atender às demandas sociais e empresariais capazes de auxiliar o desenvolvimento socioeconômico do estado;
  4. Startups de base tecnológica.

No total, serão selecionadas trinta propostas de negócios para pré-incubação, sendo 70% para a UFMA e 30% para o Instituto Federal do Maranhão (Ifma). Os projetos receberão ferramentas de apoio como workshops, oficinas, consultorias, cursos e palestras para impulsionar a formação empreendedora e promover o desenvolvimento do Plano de Negócio. Ao final do processo de pré-incubação, que possui duração de quatro meses, será realizado o chamado DemoDay, para premiar os três melhores planos. Os selecionados garantem a incubação pela Conecta.

Para participar do processo, os interessados devem preencher o formulário de inscrição  e anexar todos os documentos requeridos no edital, inclusive o projeto de negócio a ser apresentado. As propostas poderão ser individuais ou em grupo, e o proponente deverá ter vínculo com a UFMA e/ou Ifma, podendo, na equipe, haver professores, técnicos-administrativos, discentes da UFMA e discentes de outras instituições federais de ensino do Maranhão, a partir do 3º período.

O interessado deve estar atento aos requisitos impostos à participação no Programa, além de estar ciente de que o acompanhamento do cronograma é de sua inteira responsabilidade.

Confira o Cronograma:

• Lançamento do edital: 09/06/2022