Notícias

Agende sua visita à exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, no Planetário da UFMA

publicado: 19/08/2021 09h50, última modificação: 19/08/2021 15h03
Agende sua visita à Exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, no Planetário da UFMA.jpg

No dia 11 de agosto, foi aberta, no Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, em São Luís, a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral: Experimento de Comprovação da Teoria da Relatividade”, que ficará disponível até o mês de novembro. A visitação ocorrerá das  8h30 às 12 horas e das 15 às 18 horas, por meio de agendamento, que deve ser realizado enviando um e-mail para .

Durante a visita, é possível apreciar a exposição "Centenário do Eclipse de Sobral - Comprovação da Teoria da Relatividade Geral"; a galeria de notáveis maranhenses, a mostra científica, o planetario digital da UFMA, além da observação dos astros. Para saber como chegar ao Espaço da Ciência e do Firmamento, clique aqui.

A exposição é aberta para toda a comunidade de São Luís, e,  atendendo aos protocolos contra a covid-19, serão admitidas 15 pessoas por sessão. A programação envolve testes com experimentos, domo de apresentação de vídeos sobre astronomia, cards de apresentação de cientistas de todas as áreas e observação de planetas e constelações durante a noite. No local, é feita a aferição de temperatura, e é disponibilizado álcool em gel para os visitantes.

Saiba mais

A exposição “Centenário do Eclipse de Sobral – Experimento de Comprovação da Teoria da Relatividade Geral” remete à ocasião que pôs em teste a teoria elaborada por Albert Einstein sobre a curvatura da linha do espaço-tempo, em 1919. Uma concepção artística viável para a compreensão da teoria proposta por Einstein é colocar pesos esféricos em um tecido. A alteração na forma do tecido seria a alteração da gravidade no espaço-tempo, curvatura capaz de dobrar até a luz. Para demonstrar o evento, uma experiência foi feita simultaneamente nas cidades de Sobral, no interior do Ceará, e em Príncipe, na África Ocidental.

Segundo a relatividade geral, uma estrela visível nas proximidades do Sol deveria aparecer em uma posição ligeiramente mais afastada. A sua luz deveria ser ligeiramente desviada pela ação da gravidade do astro, e esse efeito somente poderia ser observado durante um eclipse solar total, pois a sua luminosidade impede a visibilidade da estrela em questão. Experimentos semelhantes foram feitos em 2011, com o satélite astronômico Probe B.

Sobre a Teoria da Relatividade

A Teoria da Relatividade foi proposta por Albert Einstein em 1905 e se divide entre duas proposições menores: a relatividade restrita e a relatividade geral. A fórmula gira em torno da ideia de que o estado da matéria no universo é relativo a uma série de fatores, entre eles, sua massa, sua velocidade e sua energia gravitacional. O experimento do Eclipse Solar de 1929 estudou o fenômeno nas cidades de Sobral, no interior do Ceará, e em São Tomé e Príncipe, país da África Central, para medir a dobra gravitacional que o Astro-Rei exerceu na luz de uma estrela.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: