Acadêmicos do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia do Câmpus Imperatriz têm videoaulas transmitidas na TV Educa ITZ

publicado: 21/12/2021 16h17, última modificação: 21/12/2021 20h59

Dez acadêmicos do curso de Pedagogia que desenvolvem o subprojeto de Letramento Matemática Escolar para o Programa Residência Pedagógica (RP) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) do Câmpus Imperatriz, tiveram videoaulas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e posteriormente transmitidas na TV Educa ITZ, canal 7.2.

De acordo com o supervisor docente do subprojeto, Jónata Ferreira de Moura, os residentes pedagógicos produziram as aulas para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Madalena de Canossa sob a orientação do professor da turma, Carlos Humberto Silva de Sousa, que exerce a função de preceptor dentro do programa. Preceptor é um formador que tem atividades a serem cumpridas e recebe bolsa-auxílio.

Moura explicou que os alunos do projeto são graduandos a partir do 5º período que foram selecionados após inscrição por meio do Sigaa, tendo como critério de avaliação o índice acadêmico dos inscritos. “Considerando a temporada de pandemia, tornou-se inviável o processo de entrevista. Para o programa poder funcionar, é fundamental que as universidades façam a parceria com as secretarias de educação municipais ou estaduais, considerando que os bolsistas cursam licenciaturas em Matemática ou Língua Portuguesa, que também têm alunos residentes pedagógicos”, ressaltou.

Ele acrescentou que o bom trabalho desenvolvido pelos residentes proporcionou o interesse da Semed em transmitir as videoaulas. “O processo de escolha das aulas ocorreu em virtude de a Semed ter conhecimento dos elogios em torno do trabalho desenvolvido pelos residentes pedagógicos na escola-campo, além do conteúdo das aulas. Além disso, o professor Carlos Humberto, que é o preceptor dos residentes, faz parte da equipe que produz os materiais para a TV. Ele apresentou as videoaulas para a equipe técnica da TV, que aprovou e solicitou autorização dos bolsistas para disponibilizar no canal TV Educa ITZ”, declarou.

Para que a produção das aulas ocorra de maneira satisfatória, o supervisor docente e o preceptor elaboraram a agenda de trabalhos dos bolsistas para desenvolverem aulas escritas e videoaulas para serem inseridas na plataforma da Semed, com intermédio dos professores, visando à qualidade do ensino.

A acadêmica do 9° período de Pedagogia Marina Rodrigues da Silva Lopes, que há 13 meses participa do Programa Residência Pedagógica, comentou a experiência. “Produzir as videoaulas foi um grande desafio, visto que eu não tinha nenhuma experiência com programas de edição de vídeo nem material de captura de imagem de boa qualidade, mas, no final, o resultado dos vídeos ficou bem legal. Assim que as videoaulas começaram a ser exibidas na TV, os colegas de turma da Universidade, e de outros meios sociais, começaram a enviar fotos das transmissões, o que foi muito legal, poder ver que as aulas que estávamos produzindo ganharam outros espaços e alcançaram outras pessoas, além da nossa sala de aula”, descreveu.

Além da TV, as videoaulas estão disponíveis nos canais do Youtube Carlos Humberto e Secretaria de Educação de Imperatriz – Oficial

Saiba Mais

O programa teve início em novembro de 2020, quando o Governo Federal realizou uma chamada para as instituições de ensino superior submeterem projetos. Em seguida, as universidades apresentaram a proposta para os cursos de licenciatura, solicitando que elaborassem seus projetos individuais (subprojetos). Por fim, a universidade unificou todos os subprojetos e executou um único projeto. Em Imperatriz, atualmente, o Programa Residência Pedagógica é desenvolvido por oito alunos bolsistas e dois voluntários.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Gomes