Acadêmicos do Câmpus de São Bernardo participam de dossiê publicado na revista científica “Iniciação & Formação Docente” da UFTM

publicado: 09/07/2021 12h36, última modificação: 12/07/2021 09h10
Acadêmicos do câmpus de São Bernardo participam de dossiê publicado na revista cientifica Iniciação & Formação Docente da UFTM.jpg

A Revista Científica “Iniciação & Formação Docente”, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), publicou, na segunda-feira, 5, o dossiê intitulado “Experiências de Ensino e Pesquisa: A Prática de Leitura e Escrita em Diferentes Contextos”. O projeto foi organizado pelos professores Sulemi Fabiano Campos (UFRN); Katia Cilene Ferreira França (UFMA); Geová Bezerra Guimarães (IFAM); José Antônio Vieira (UEMA); Maria Aparecida Da Silva Miranda (SEEC/RN).

Com objetivo de socializar as pesquisas e os relatos de experiências que tematizam e problematizam práticas de leitura e produção escrita em contextos escolares ou universitários, a publicação desse dossiê reuniu vários artigos produzidos pelos discentes egressos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de São Bernardo.

Para a professora e uma das organizadoras do projeto, Katia Cilene Ferreira França, participar da publicação desse dossiê é uma oportunidade significativa e de muito aprendizado para os docentes e discentes que se dedicam à produção acadêmica. “A participação ganha importância a partir do momento em que eles crescem como alunos, pesquisadores em formação e como profissionais que estão fortalecendo o próprio currículo”, afirmou.

Ainda de acordo com a professora, a chance de participar desse projeto é uma oportunidade extremamente rica, considerando o atual cenário onde existem tantos questionamentos a respeito da validade da ciência. “Na verdade, é uma experiência de resistência, uma experiência que demonstra nosso envolvimento e nosso compromisso com a pesquisa em rede”, finalizou Katia, lembrando que as pesquisas dos estudantes integram um projeto que recebe apoio da FAPEMA.

Representando a Universidade Federal do Maranhão e o curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, os quatros discentes que tiveram seus trabalhos publicados são: Isabele de Sousa Lima, Hefraim da Silva Costa, Rafaela Freitas Silva e Aline Kananda Matias Silva. Para ter acesso ao dossiê e baixar de forma totalmente gratuita, basta acessar o site da revista Iniciação e Formação Docente.

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Laís Costa