Acadêmico do curso de Relações Públicas é aprovado em defesa de TCC sobre folkmarketing como fortalecimento da imagem institucional da cerveja Magnífica

publicado: 04/10/2021 10h48, última modificação: 04/10/2021 11h55
1 | 3
2 | 3
3 | 3

O acadêmico do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, da Universidade Federal do Maranhão, Lucas Tomaz de Jesus Nunes, foi aprovado com nota máxima em sua defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, na qual abrodou sua pesquisa sobre o folkmarketing como estratégia de fortalecimento da identidade e imagem institucional da cerveja Magnífica no Maranhão.

Orientado pela professora Francinete Louseiro de Almeida, doutora em Comunicação Social, o acadêmico revelou as motivações para a escolha desse objeto de pesquisa. “Temáticas culturais e voltadas para o meu estado sempre me despertaram interesse. Além disso, organizações e marcas que faziam uso de estratégias similares me chamavam bastante atenção. Por isso, optei por estudar um produto tipicamente local, sua comunicação e seus cruzamentos com a área das relações públicas”, declarou.

Sobre a relevância social do tema, Nunes destaca as contribuições que a pesquisa proporciona à Universidade e ao Maranhão. “A cerveja magnífica é uma marca relativamente recente no mercado, tendo quase três anos de existência. Por isso, primeiramente, o objeto de estudo possibilita análises ainda não exploradas sob o prisma da comunicação. Além disso, a abordagem com foco na identidade e imagem institucional aproxima o objeto de estudo da área das relações públicas. Os cruzamentos entre folkcomunicação e relações públicas não são vistos com frequência nos anais de congressos e, por isso, a pesquisa contribui para o estado por ser um produto local, e para academia por ter uma abordagem inovadora e dialogal”, pontuou.

A pesquisa consistiu em entender como as estratégias de folkmarketing podem impactar na identidade e na imagem institucional de uma marca, no caso, a cerveja magnífica do Maranhão. O desenvolvimento foi realizado a partir da análise de identidade da marca e foi feita uma pesquisa de percepção da imagem, viabilizada pela aplicação de um questionário enviado virtualmente.

A análise de identidade se baseou em aspectos da folkcomunicação, enquanto a pesquisa de imagem teve foco na percepção das ações e conteúdo da magnífica por seus públicos. Foram abordados os conceitos de cultura, folkcomunicação, folkmarketing, identidade e imagem corporativa, além de conter um resgate histórico sobre a relevância da cerveja para a humanidade e para o Brasil.

Os resultados obtidos com as pesquisas demonstram que a Magnífica utiliza os elementos da cultura maranhense de forma original e positiva, agregando valor ao seu produto e gerando satisfação aos seus públicos de interesse.

Saiba mais

A teoria da folkcomunicação é a primeira Teoria da Comunicação genuinamente brasileira, em todos os aspectos, possibilitando inúmeras formas de análises e abordagens. O folkmarketing é um dos segmentos provenientes da folkcomunicação e estuda como os artifícios da cultura e folclore são utilizados com o foco na venda de um produto ou fortalecimento organizacional.

O folkmarketing é uma vertente da folkcomunicação. Isso significa que quando uma organização ou marca se apropria das noções da folkcomunicação com o foco na venda, trata-se de uma estratégia de folkmarketing.

A folkcomunicação é a primeira Teoria da Comunicação genuinamente brasileira, criada pelo jornalista Luiz Beltrão. O autor acreditava que a cultura e o folclore eram formas de comunicação e resistência de classes marginalizadas no Brasil. Por essa razão, a teoria citada analisa todos os cruzamentos e aplicações entre cultura, folclore e comunicação.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa