Notícias

Acadêmica de Química Industrial desenvolve pesquisa sobre geração de energia com uso de biomassa de caroço de açaí

publicado: 17/02/2023 12h07, última modificação: 17/02/2023 12h31
Intitulada “Biotecnologia Industrial de Utilização de Biomassa de Caroço do Açaí na Geração de Energia Térmica”, Thaís Cristina do Nascimento coletou as amostras da biomassa e, em sequência, submeteu às análises físico-químicas no laboratório da empresa Cimento Bravo

A estudante do curso de Química Industrial do Câmpus São Luís Thaís Cristina do Nascimento Viana, de 22 anos, desenvolveu a pesquisa “Biotecnologia Industrial de Utilização de Biomassa de Caroço do Açaí na Geração de Energia Térmica”, durante o estágio na Cimento Bravo – Cimentos do Maranhão (Cimar) S.A, como uma das atividades propostas pela empresa. A fim de avaliar o potencial energético e a viabilidade de aplicação de resíduos como gerador de energia térmica em processos industriais, o trabalho buscou caracterizar os compostos físicos, químicos e térmicos dos caroços de açaí nativos de São Luís.

A biotecnologia industrial, conforme introduziu a pesquisadora, é uma ferramenta que abrange soluções economicamente sustentáveis da substituição de tecnologias poluentes por tecnologias limpas. “A utilização das biomassas do caroço de açaí é um exemplo disso, uma vez que substitui os combustíveis fósseis durante o processo de geração da energia térmica”, comentou.

Em relação à aplicação desse material como insumo energético em processos industriais, os resultados obtidos na caracterização da biomassa do açaí in natura foram satisfatórios para ela, já que constatou que a energia armazenada pelo material é apropriada para fins energéticos, de acordo com os resultados já alcançados em pesquisas anteriores sobre o assunto.

Além de eficientes, os caroços de açaí contêm atributos propícios para serem aplicados como combustível, favorecendo o potencial energético. “Com base nos ensaios químicos e físicos aplicados ao material, alcançamos como resultado uma proporção de umidade equivalente a 14,51% a 1,73% de cinzas, e uma quantidade calórica útil de 3.535 quilocalorias por quilo. A análise granulométrica evidenciou boa uniformidade dos caroços”, afirmou.

As amostras do caroço de açaí, fruto da Euterpe oleracea, foram encaminhadas ao laboratório para as análises previamente estabelecidas. A determinação da umidade das amostras foi realizada pelo método de secagem em estufa, com o auxílio de uma balança analítica de precisão. 

O trabalho propõe, segundo a discente, uma solução para o descarte de resíduos gerados pelos caroços de açaí. “O processo de beneficiamento dos frutos de açaí no Maranhão gera cerca de 13.490 toneladas de resíduos por ano, que, geralmente, são descartados de forma inadequada”, apontou.

Na visão dela, a aplicação de biomassa em processos industriais representa um grande avanço na sociedade, pois possibilita processos mais limpos e ambientalmente corretos. Ela destaca que a aplicação de biomassa reaproveita resíduos, substitui fontes de energia térmica não renováveis, reduz a emissão de carbono e, consequentemente, previne o aquecimento global.

A pesquisadora fala da importância de seu estágio na Cimar: “O estágio foi uma experiência crucial para o meu desenvolvimento profissional, pois possibilitou a vivência em situações reais na área da indústria, sobretudo, obter maior preparo como uma profissional da química no mercado de trabalho”.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: