Academia Maranhense de Medicina lança livro com selo Edufma

publicado: 07/11/2023 17h03, última modificação: 08/11/2023 20h18
Academia Maranhense de Medicina lança livro com selo Edufma

Em solenidade realizada, na última sexta-feira, 3, no Palácio Cristo Rei, a Academia Maranhense de Medicina e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Seccional Maranhão lançaram uma nova edição do livro “Médico, Pintor e Santo”, do autor e médico Eurico Branco Ribeiro, com selo da Edufma.

A obra de Eurico foi lançada originalmente em 1970 e é resultado de uma pesquisa de trinta anos que traz aspectos desconhecidos de São Lucas, padroeiro dos médicos, bem como sua faceta de pintor e escritor. Os quatro volumes publicados por Eurico Branco Ribeiro é um tesouro histórico, composto de réplicas de gravuras raras, informações detalhadas sobre a trajetória do evangelista em sua vida terrena, traduzidas em beneméritas obras e ações.

Em 2023, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e impressão da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), a obra “Médico, Pintor e Santo” ganha nova edição, um tratado dos quatro livros publicados por Eurico Branco Ribeiro em um único volume.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira De Médicos Escritores - Seccional Maranhão, Dr. Arquimedes Vale, destaca a importância dessa nova edição. “É uma pesquisa extremamente interessante. São quatro livros, que ficaram no esquecimento, nós verificamos a importância deles para os dias de hoje, tanto para os médicos quanto para os religiosos, e nós resolvemos fazer os quatro livros em um só. É uma edição única. É a pesquisa mais completa que se tem notícia sobre um santo. Esse livro traz história, rastros, lembranças, relíquias. Então é um livro muito importante.”

Lançamento do Livro “Lucas - Médico, pintor e santo” - 03 - 11

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, comentou a felicidade em contribuir para a publicação desta nova edição. “Para mim, foi um privilégio o professor Arquimedes chegar até a mim e me contar a história: 'Salgado, estou há um bom tempo aqui, já conversei muito com o Hélio, mas ainda não consegui coloca em prática a produção desse livro'. E eu fui saber qual era o livro. E eu fiquei refletindo como cristão, como escritor, médico e admirador de São Lucas, pois já tinha escrito sobre ele. É uma obra maravilhosa. Eu estava diante de um historiador, que já faleceu, precocemente, com a longevidade que nós temos hoje, ele faleceu com 76 anos. Imagina se ele chegasse aos 90, quanto ele não ia produzir! Então, para mim, foi como se recebesse do céu essa felicidade de poder ajudar na impressão desse tratado, dessa obra tão maravilhosa e fazer o prefácio. E poder me debruçar durante quase um mês para ler mais de 700 páginas e conseguir ter essa obra tão importante e tão significativa que alia conhecimento médico, humanismo e cristandade.”

Para o diretor da Edufma, Sanatiel de Jesus Pereira, a publicação dessa edição da obra “Médico, Pintor e Santo” é a realização de um sonho. “Nosso primeiro projeto foi em e-book, mas nós queríamos fazê-lo no substrato de papel para distribuir para o mundo de uma forma honrada. Ele será lançado também em São Paulo. Nós vamos distribuir o livro, mostrando que a Edufma tem a capacidade de fazer uma obra de qualidade internacional porque o livro é uma obra de arte”.

A noite também foi marcada pela presença do presidente da Academia Paulista de Medicina, Hélio Bigliomini, que recebeu o diploma de Acadêmico Honorário, passando a integrar a Academia Maranhense de Medicina, e também prestigiou o lançamento. “Vim prestigiar o lançamento dessa obra, uma reedição de quatro livros do Eurico Branco Ribeiro. Fui honrado em ter feito a orelha do livro.”, comentou.

“Estamos tendo a honra de receber o médico Hélio Bigliomini, presidente da Academia Paulista de Medicina. Ele veio para o lançamento do livro “Médico, Pintor e Santo”, isso porque o paranaense Eurico Ribeiro, por mais de trinta anos, pesquisou sobre o que havia sobre a vida de São Lucas. Com a presença do Hélio aqui, temos a honra de conferir a ele o diploma de Acadêmico Honorário, passando a ser também um integrante da Academia Maranhense de Medicina.”, declarou o presidente da Academia Maranhense de Medicina, José Márcio.

Uma breve história sobre “Médico, Pintor e Santo”de Eurico Branco Ribeiro

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores foi fundada por um médico paranaense, que viveu em São Paulo a vida toda, chamado Eurico Branco Ribeiro. Ele foi um pesquisador fanático de São Lucas. Por trinta anos, planejou escrever sobre a vida de São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, particular amigo de São Paulo e patrono dos médicos. Com isso, ele viajou para várias partes do mundo, inclusive, em um dos livros, ele conta que conseguiu uma estatueta que lembrava São Lucas em um antiquário em São Luís.

O plano de escrever sobre São Lucas seria realizado em dez volumes, mas a morte o levou após o quarto volume. Essa obra imortal levou o título de “Médico Pintor e Santo” e é subdividida em quatro volumes: I. Antes e Depois do Dia Fatal (1969); II. Argumentos para uma Tese (1970); III. De Autor a Personagem (1971) e IV. Simbologia e Evocação (1974).

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade