Academia Maranhense de Letras discute planos para a celebração do aniversário de Gonçalves Dias em reunião no Palácio Cristo Rei

publicado: 14/03/2023 11h03, última modificação: 14/03/2023 19h48

Na sexta-feira, 10, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, se reuniu com representantes da Academia Maranhense de Letras no Palácio Cristo Rei com o objetivo de planejar a comemoração dos 200 anos de Gonçalves Dias, poeta maranhense considerado um dos maiores expoentes da literatura romântica brasileira do século XIX, nascido em 10 de agosto de 1823. Na ocasião, os membros da AML realizaram uma visita ao Memorial Gonçalves Dias, espaço organizado pela UFMA em parceria com o Governo do Maranhão. Inaugurado em setembro de 2022, o memorial reúne obras e curiosidades sobre a vida e a produção literária do poeta.

A reunião foi dirigida por Lourival de Jesus Serejo Sousa, desembargador e presidente da AML. Segundo Serejo, o encontro marca um momento de maior integração entre a Academia e a Universidade. “Neste ano, toda a nossa programação gira em torno do bicentenário de Gonçalves Dias. Dessa forma, não podíamos deixar de vir aqui conhecer e nos envolver nessa iniciativa cultural da reitoria da UFMA”, comentou.

Para o desembargador, as contribuições de Gonçalves Dias para a cultura maranhense são profundas e imensuráveis. “Gonçalves Dias tem uma dimensão que extrapola o Maranhão e até mesmo o Brasil. Trata-se de um homem cuja vida era dedicada ao estudo e à pesquisa, que teve a alegria de, ainda vivo, ver seus livros publicados pelo mundo. É difícil encontrar um adjetivo para qualificá-lo, tamanha foi sua importância, não apenas como poeta, mas como etnólogo, historiador e pessoa”, ressaltou.

O reitor na UFMA e membro da Academia Maranhense de Letras, professor Natalino Salgado Filho, afirmou que a ideia para a comemoração do bicentenário envolve a participação da sociedade maranhense, por meio de sugestões de programação, visitas ao Memorial e publicações de obras consagradas do poeta. “O aniversário de Gonçalves Dias é um tema de muita relevância. Discutiremos os planejamentos das ações que tanto a UFMA quando a Academia vão organizar para que possamos ter uma comemoração altiva do nosso grande poeta”, pontuou.

Saiba mais

Considerado um dos melhores poetas do Brasil, Gonçalves Dias é patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras. Filho do comerciante português João Manuel Gonçalves Dias com a brasileira Vicência Ferreira, Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823. Entre as funções que exerceu, foi professor de latim e história do Brasil no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, uma das principais escolas do período imperial e que se encontra em atividade até hoje.

Em terras cariocas, também foi um dos fundadores da Revista Guanabara, que tinha como um de seus colaboradores Machado de Assis. Trabalhou também escrevendo para vários jornais, como o Jornal do Comércio, a Gazeta Mercantil e o Correio da Tarde. Além disso, o autor também escreveu algumas peças teatrais.

Entre suas obras e poemas, estão a "Canção do Exílio", "Primeiros Cantos", "Os Timbiras, "Últimos Cantos" e "I-Juca Pirama", em que este último é considerado o maior poema do romantismo brasileiro, dividido em dez partes e narrado em terceira pessoa. A obra é caracterizada pela fusão do dramático, do lírico e do épico.

Veja mais fotos da reunião e da visita ao Memorial:

Bicentenário Gonçalves Dias - Reunião com a academia maranhense de letras - 13-03-2023

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras