publicado: 26/05/2021 15h30, última modificação: 26/05/2021 22h24
Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política realiza plantio na UFMA, em homenagem a Antonio Lopes.jpg

Em comemoração ao aniversário do escritor Antônio Lopes da Cunha, um dos cofundadores da Faculdade de Direito do Maranhão, incorporada à Universidade Federal do Maranhão em 1996, a Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política (AMCJSP) realizou, nessa terça, 25, o plantio de mudas de ipê-rosa, palmeiras e pau-brasil na Cidade Universitária Dom Delgado.

Segundo a integrante da Academia, a promotora de Justiça Cristiane Lago, o projeto visa resgatar a memória dos patronos da AMCJSP e lembrar a importância de cada um para a sociedade maranhense.

“Além de difundir e celebrar o trabalho realizado pelos nossos patronos, buscamos incentivar o plantio de árvores na cidade. É estimulando essas ações que teremos um lugar mais arborizado, almejando uma melhoria na qualidade de vida da população, além de um atrativo para o turismo com o embelezamento da nossa cidade”, explicou Lago, acadêmica do patrono João Lisboa e uma das coordenadoras do projeto.

O projeto visa homenagear o mês de aniversário dos 38 patronos da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política com o plantio de mudas no lugar mais representativo do decano. Na ocasião, o defensor público Aldy Filho, ocupante da cadeira Nº 26, patroneada por Antônio Lopes da Cunha, realizou o plantio das árvores ornamentais no câmpus.

“É uma iniciativa louvável, porque, ao mesmo tempo em que oportuniza à sociedade conhecer aqueles que contribuíram para construir a história do nosso estado, também acompanha práticas para a melhoria do meio ambiente e uma maior conscientização ambiental, uma discussão que já permeia todos os cantos do mundo”, disse.

Legado do Patrono

Nascido no município de Viana, Antônio Lopes da Cunha foi escritor, historiador, jornalista e advogado. Além de cofundador da Faculdade de Direito, em 1918. Ele também participou da fundação do Instituto Histórico e Geográfico do estado.

“Ele tem uma produção literária muito extensa e carrega um legado muito importante para a sociedade maranhense. Antônio Lopes da Cunha tinha uma produção jornalística muito significativa, inclusive, foi um dos fundadores do jornal O Imparcial. Portanto é uma figura de grande relevância para a sociedade maranhense e uma pessoa cuja obra merece uma maior difusão, e esta é uma oportunidade de divulgar esses grandes nomes”, declarou Aldy Filho.

O projeto da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política é realizado em parceria com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IMPUR) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM).

Academia Maranhense de Cultura Jurídica, política e Social realiza Plantio de mudas na UFMA

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque