Academia Maranhense de Ciências empossa novos membros e recebe homenagem da ALEMA

publicado: 04/09/2023 15h46, última modificação: 04/09/2023 19h39

Em Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, a Academia Maranhense de Ciências (AMC) empossou 26 novos membros. Na ocasião, a AMC também recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão, proposta pelo deputado estadual Leandro Bello, pela passagem de seus 15 anos de fundação.

Para Maura Luza Frazão, professora da rede pública de ensino e nova integrante da AMC, é importante estar reunida com outros cientistas para o desenvolvimento da ciência e compartilhar esses novos conhecimentos com a comunidade escolar.  “Como professora e escritora, é muito importante me reunir com meus pares para melhorar as ciências e expandir esse conhecimento, levando para as escolas e alunos, para a base.”, frisou.

Os novos membros da Academia assumem o compromisso de auxiliar o desenvolvimento da ciência e transmitir conhecimentos, mostrando caminhos e expandindo consciências em benefício do homem e vida, assegurando as gerações futuras.

Posse e homenagem da Academia Maranhense de Ciências

Pesquisadores da UFMA assumem cadeiras na AMC

Parceira da Academia Maranhense de Ciências desde a fundação, a Universidade Federal do Maranhão possui um papel importante para que a Academia cumpra seu papel de evoluir com a ciência no estado. “Todas as instituições de ensino são importantes para a Academia. A UFMA, em especial, como maior instituição de ensino do estado, tem uma relação de cooperação [com a AMC] desde a fundação. Tem nos ajudado em algumas publicações, em espaço, nos eventos e tem provido os cientistas da UFMA.”, pontou o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Jose Mariano do Amaral.

O professor José Maria Ramos dos Santos é mais um dos pesquisadores da UFMA que se junta aos acadêmicos com o objetivo de contribuir com a ciência no Maranhão. “É uma satisfação estar junto com esse grupo. É uma oportunidade de realizar trabalhos, no caminho da ciência e da tecnologia, naquilo que podemos fazer de melhor para ajudar o estado a se desenvolver.”, destacou o professor, que tem pesquisas na área de engenharia de materiais e educação ambiental.

Saiba quem são os novos membros da Academia Maranhense de Ciências clicando AQUI.

Sobre a Academia Maranhense de Ciências

A Academia Maranhense de Ciências foi criada em 2008, com a finalidade de desenvolver as ciências básicas e experimentais, as ciências das tecnologias e da inovação, além do intercâmbio com centros e institutos de atividades científicas, acadêmicas ou profissionais do Brasil e do exterior.  Atualmente, a AMC dispõe de nove classes de membros, divididas entre efetivos, eméritos, colaboradores, estrangeiros, beneméritos, juvenis, jovens cientistas, patrocinadores e contribuintes. Atualmente, possui 51 cadeiras e é presidida pelo prof. Henrique Mariano Costa do Amaral.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade