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Abertura do Seminário de Iniciação à Docência é realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 17/05/2024 13h50, última modificação: 17/05/2024 13h50
Abertura do Seminário de Iniciação à Docência é realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire

Nessa quinta-feira, 16, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu iniciou ao VI Seminário de Iniciação à Docência (Semid), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. Realizado por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), o evento possui como tema 'Universidade e escola: espaços dialógicos de investigação e socialização da produção de conhecimentos sobre formação docente' e busca promover a interação entre professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, grupos de pesquisas e pesquisadores com interesse nos estudos e pesquisa sobre formação e saberes docentes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa Residência Pedagógica (RP), além de servir como finalização das atividades de dezoito meses do atual ciclo de bolsistas destes programas, iniciadas em setembro de 2022. 

A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Leonardo Silva Soares; o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio; a coordenadora institucional do PIBID, Cristiane Dias; o coordenador institucional do Residência Pedagógica, Bergson Pereira Utta; a diretora de ações especiais da Proen, Lorena Martiniano; a professora Roseane Sena, que, na ocasião, representou a secretária municipal de educação, Caroline Marques Salgado; a supervisora de currículo escolar, Patrícia Fernandes, representando o secretário estadual de educação, Felipe Camarão; e a docente do departamento de pedagogia, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa.

A cerimônia de abertura ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo canal institucional da UFMA, e contou com a participação de diversos docentes e discentes dos câmpus do interior por meio de chamada de vídeo. Com um total de 1.347 inscritos,  estiveram presentes alunos de Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo.

O pró-reitor de ensino da UFMA, Romildo Sampaio, comentou sobre o papel do PIBID e do Programa Residência Pedagógica, além de salientar a magnitude do seminário para a formação de docentes pela Universidade. “O PIBID e a Residência Pedagógica são dois dos principais programas do governo federal que envolvem os nossos cursos de licenciatura e que têm uma importância muito grande, porque eles não contribuem somente para o aprimoramento das licenciaturas, mas também para a fixação e para a melhoria do sucesso das formaturas e da permanência do aluno ligado a esses cursos. Nós estamos aqui com muita satisfação, no dia de hoje, finalizando mais um projeto da Universidade Federal do Maranhão, que sempre teve um papel muito relevante nesses programas do governo federal, com mais de 1.300 alunos bolsistas e cerca de 200 professores envolvidos. É um evento grandioso. Eu sempre gosto de ressaltar que somos uma Universidade que forma professores, então é um momento muito simbólico e importante para esse processo como um todo”, destaca. 

A coordenadora institucional do PIBID da UFMA e docente do curso de Pedagogia, Cristiane Dias, detalhou sobre o funcionamento da programa, além de ressaltar a importância da aproximação entre os âmbitos da escola e da Universidade. “O programa permite aos estudantes tanto conhecer a realidade das nossas escolas públicas e aprender com as experiências dos professores e professoras. Nessa relação a gente aproxima o ensino superior das escolas, podendo junto com os coordenadores [do PIBID], que são docentes da universidade, pensar em uma educação básica que seja pública, gratuita e de qualidade para todos e todas”. 

Ademais, a residência pedagógica também foi amplamente discutido e celebrado durante a cerimônia. O coordenador do programa e professor do Departamento de Educação II (DEII), Bergson Pereira Utta, destacou a orientação e suporte dado pela instituição aos participantes da iniciativa, ressaltando também o auxílio financeiro gerado pelas bolsas oferecidas pelo RP. O coordenador também comentou sobre a ampliação do número de estudantes contemplados pelo programa no próximo ciclo de bolsistas, passando de dezoito para um total de 48 alunos já no próximo edital, que também deve passar a abarcar todos os quatro anos de graduação, e não mais somente dezoito meses. 

A discente do curso de pedagogia e bolsista PIBID, Kherolly Libânia, comentou sobre a assistência gerada pelo programa e a oportunidade de exercer a docência durante a graduação. “Eu tenho muito a agradecer, porque durante os dezoito meses eu pude me estabelecer como estudante. Na parte docente, eu pude ter experiência na escola pública, o que não é proporcionado para gente fora dos estágios obrigatórios, e nos que são disponibilizados no meu curso, são apenas alguns momentos, a gente não fica mais que um mês numa escola. Então, com o PIBID, a gente teve essa oportunidade de exercer a docência”, relata. 

Cerimônia de Abertura do Seminário de Iniciação à Docência (SEMID) - 16.05.2024

A programação do evento continuou com a palestra “A formação docente: dialogando com a Educação Básica a partir dos Programas PIBID e RP”, feita pelo professor Jose Bolivar Bourbano Paredes. Na fala, Jose ressaltou como a experiência dos estudantes nesses programas pode ajudar os próprios docentes de graduação a atualizarem suas práticas de ensino.

Por fim, a programação da noite encerrou com uma atividade cultural. 

Seminário de Iniciação à Docência continua até este sábado, 18. Cada câmpus possui uma programação única, que você pode conferir clicando neste link

Por: Gabriel Jansen

Fotos: Gabriel Jansen

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