Notícias

Abertura do Forplad conta com apresentação institucional do reitor e palestra sobre boas práticas do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA

publicado: 04/08/2022 00h00, última modificação: 04/08/2022 19h24

A Universidade Federal do Maranhão deu início, nesta quarta-feira, 3, à 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino (Forplad). Estiveram presentes compondo a mesa de abertura o reitor Natalino Salgado; o coordenador nacional do Forplad, professor Franklin Matos Silva Júnior; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) da UFMA, Walber Lins Pontes; e o coordenador regional nordeste do Forplad, Juscelino Pereira Silva. 

O reitor frisou a importância da existência do fórum e do debate entre as instituições federais, principalmente no momento de dificuldades vivido devido à conjuntura social e econômica do país. O reitor citou em especial a UFMA, que sedia o encontro pela segunda vez. “O Forplad é um fórum focado na parte de orçamento e planejamento das universidades. Este momento mantém a nossa instituição em um debate permanente. O foco vai ser trabalhar auditoria, licitação, recursos, projetos, orçamento e planilhas, além de discutir o orçamento que foi aprovado para 2023, o corte na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Congresso e como as universidades vão transpor esse período de dificuldades de 2022 e 2023, para que assim seja possível levar as nossas reivindicações, nas reuniões do ministério, para superar essas dificuldades”, afirmou.

O evento, que contou com a presença de pró-reitores das 69 instituições de ensino federal do país, além de superintendentes, assessores, chefe de gabinete, diretores e servidores da Universidade, foi iniciado com uma apresentação institucional realizada pelo reitor, que explanou a respeito da história e do desenvolvimento da UFMA durante os últimos anos. Natalino Salgado elencou o grande desafio de promover a expansão e interiorização na Universidade, realizar a reestruturação organizacional e de gestão e consolidá-la como uma instituição pública de referência, citando conquistas de desenvolvimento, como o aumento no número de mestrados e doutorados, a interiorização da pós-graduação e o aumento da produção científica em todos os câmpus.  

“O grande desafio era levar educação para aquelas populações mais distantes e, ao mesmo tempo, reestruturar a nossa instituição. Nesse período, nós aprendemos muito, tivemos conquistas como a reposição do quadro técnico-administrativo, a assistência estudantil e a implementação da respectiva pró-reitoria. Hoje nós enfrentamos um período crítico socioeconômico, de cultura e política de valorização da ciência, do ensino e da educação. Estamos em um momento não só de combate da pandemia, mas também de transformação da nossa instituição, sobretudo no que tange à questão da melhoria dos processos de gestão, e iniciativas de modernização, transparência e governança. Eu não tenho dúvidas de que, mesmo na pandemia, a Universidade Federal do Maranhão avançou muito, se modernizou no ponto de vista tecnológico, mas também se democratizou”, declarou o reitor. 

Franklin Matos Silva Júnior, coordenador do Fórum, além de comentar o principal objetivo da reunião, destacou o importante papel das pró-reitorias de Planejamento e Administração nas instituições federais. “As áreas de planejamento e administração são áreas meios que dão suporte às áreas fim, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Porém é por meio delas que realizamos o planejamento dos contratos, das compras de materiais, de equipamentos, materiais permanentes de construção de obras. São essas as áreas em que o Forplad atua”, enfatizou.

Abertura do 2º Forplad - 04-08-2022

O evento seguiu com a apresentação da palestra de “Boas Práticas”, ministrada pelo pró-reitor da PPGT, que elucidou como ocorreu o processo de análise e compreensão das políticas educacionais e governamentais, além de falar sobre a evolução na identificação das características e das demandas regionais que a UFMA precisava suprir. Ele também comentou a necessidade da implementação de novas ações e boas práticas administrativas. “Acompanhamos e estudamos instituições de referência nacional, instituições do nosso porte e multicâmpus, para que pudéssemos compreender as múltiplas realidades e qual poderia ser o caminho a ser trilhado”, explanou.

Com base nesse trabalho, várias boas práticas foram desenvolvidas e citadas pelo professor na palestra como, por exemplo, a atualização do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade, a criação do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), a estrutura reorganizada do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Portal da Transparência, que foi melhorado e agora traz informações à comunidade e coloca essas informações à disposição de forma mais articulada e padronizada, além do aumento da participação da sociedade por meio das plataformas como Participa + Brasil, FalaBR, Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio (Siads), ForPDI, ForRisco, os dashboards de transparência e da Central de Atendimento.

O pró-reitor fez questão de destacar a importância da equipe nas boas práticas: “Com todo esse processo, quando a gente fala em boa prática, eu acredito que a nossa melhor prática são as pessoas, a nossa equipe. Não teríamos conseguido nenhuma dessas ações se não tivéssemos uma equipe unida e comprometida com o resultado. Essa é nossa melhor prática: compreender que, mesmo com nossas diferenças e visões de mundo, conseguimos trabalhar em prol desta instituição”.   

O Fórum, que ocorrerá até sexta-feira, 5, também contou com a palestra “Conjuntura Fiscal e Econômica para o ano de 2022”, que teve como palestrante Paulo Matos, professor da Universidade Federal do Ceará; e do mediador Eduardo Raupp de Vargas, economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também houve reuniões das comissões temáticas previstas na programação.

Por: Bruna Castro

Produção: Luciano Santos

Fotos: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: