Aberto o prazo para o questionário da avaliação institucional

publicado: 08/02/2021 12h32, última modificação: 08/02/2021 15h35

Está aberto, de 5 de fevereiro a 5 de março deste ano, o questionário de avaliação institucional promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMA. A avaliação é feita uma vez por ano, por meio do Sigaa ou qualquer sistema da Universidade — Sipac ou SIGRH, no caso dos técnicos, que não têm acesso ao Sigaa. O relatório final será enviado até o dia 31 de março para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É fundamental a participação da comunidade acadêmica, pois é por meio da avaliação dela que é possível conhecer a realidade atual da Universidade e buscar melhorias. Por força da Lei, a avaliação é feita em 10 dimensões e deve englobar desde a comunicação com a sociedade até as questões relacionadas à graduação, pós-graduação, extensão e infraestrutura.

Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias e diretorias, sendo enviados às coordenações de curso na sequência, para análise dos dados e da avaliação da comunidade acadêmica.

Saiba mais

Criada em 2004, a CPA foi instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida e elabora instrumentos avaliativos, com aplicação da avaliação, organização e tabulação dos dados, além da elaboração do relatório final para envio ao Inep.