Abertas inscrições para seletivo de tutores para o projeto PET-Saúde

publicado: 04/07/2022 15h16, última modificação: 04/07/2022 16h05
PET Saúde.jpg

No período de 8 a 13 de julho, até às 23h55, estarão abertas, em formato on-line, as inscrições para função de tutor bolsista, voluntários ou para cadastro de reserva, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), com o tema Gestão e Assistência. O formulário estará disponível no Google Forms, e os comprovantes de inscrição descritos no Edital Nº 2/2022 deverão ser enviados para o e-mail petsaude.ip@gmail.com. As duas etapas (preenchimento do formulário e envio dos documentos necessários) são obrigatórias, e o não envio  de algum documento vai invalidar a inscrição.

Nesta edição, serão disponibilizadas quatro vagas para tutores bolsistas, quatro para tutores voluntários e quatro para cadastro de reserva. As vagas serão destinadas a um docente enfermeiro do Departamento de Enfermagem, um docente nutricionista do curso de Nutrição, um docente cirurgião-dentista dos departamentos de Odontologia e um docente psicólogo do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado. "Os Tutores aprovados e classificados serão efetivados como bolsistas/voluntários/cadastro de reserva no Eixo Assistência em Saúde e/ou Gestão em Saúde, conforme a necessidade do Projeto", detalhou a coordenação do PET-Saúde.

O PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à integração do ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde e tem por pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Nessa edição do PET-Saúde: Gestão e Assistência (2022/2023), serão desenvolvidas ações de gestão e de assistência, em diferentes níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração, entre eles, para a qualificação dos profissionais e da formação de estudantes, além da obtenção de respostas mais efetivas em saúde. O foco das ações serão iniciativas que promovam estratégias de formação em saúde e que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de promoção e educação em saúde direcionadas para o contexto regional e nacional e para as necessidades do SUS.

As atividades do projeto serão realizadas por cinco grupos tutoriais. "Cada grupo tutorial será formado por dois tutores (professores dos cursos da área de saúde), dois preceptores (profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís) e oito estudantes bolsistas. São previstas as participações de docentes como tutores bolsistas e voluntários para ampliar a interdisciplinaridade. Os tutores voluntários terão direito a certificado sem recebimento de bolsas", explicou a coordenação do PET.

Acesse os documentos:

Edital Nº 1/2022 - Abertura do Processo Seletivo