Abertas inscrições para os cursos de Línguas Estrangeiras do NCL

publicado: 07/12/2021 10h00, última modificação: 07/12/2021 14h36

Entre 1º e 17 de dezembro deste ano, estão abertas as inscrições para os cursos de inglês, francês, espanhol e libras executados pelo Núcleo de Cultura Linguística (NCL), por meio do Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras (CLE). O Edital PROEC Nº013, que regulamenta as inscrições, está disponível no site da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, e as vagas estão abertas para as modalidades on-line e semipresencial.

Na modalidade on-line, os cursos terão carga horária total de 60h/a. Essa modalidade propõe um sistema de 3h/a on-line (aulas síncronas) e 1h/a (atividades assíncronas on-line) diariamente. As provas serão aplicadas on-line pelo Google Forms.

Na modalidade semipresencial, os cursos propõem um sistema híbrido de ensino, sendo 3h/a presenciais e 1h/a (atividades assíncronas on-line), semanalmente, contabilizando 60h/a. Parte do conteúdo será desenvolvida, presencialmente, no Prédio do NCL situado à Rua Barão de Itapary, N° 66, Praça Gonçalves Dias – Centro. O restante será cumprido on-line, por meio do Google Classroom. As provas serão aplicadas presencialmente.

Os cursos ofertados terão taxas únicas para custeamento da matrícula e do material didático, semestrais, nas modalidades ofertadas no Edital PROEC Nº013. Para ambas as modalidades, a) On-line ou b) Semipresencial: R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais).

Os alunos veteranos do Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras –CLE/NCL que frequentaram as aulas no semestre letivo regular de 2021.2 e pretendem cursar apenas um módulo (um idioma no semestre), pagarão taxa única semestral especial no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para as modalidades ofertadas (on-line ou semipresencial), desde que efetuem a rematrícula no período de 01/12/2021 a 11/12/2021.

De 12/12/2021 a 17/12/2021, as taxas únicas semestrais retornarão ao valor de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) para as modalidades on-line ou semipresencial.

Os novos alunos e os egressos do Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras – CLE/NCL que pretendem cursar um módulo (um idioma por semestre) pagarão taxa única semestral no valor de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) para as modalidades on-line ou semipresencial. Os alunos que desejarem matricular-se em mais de um curso, no mesmo semestre letivo regular, pagarão, a partir do segundo curso, taxa única semestral adicional de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) para as modalidades on-line ou semipresencial.

Sobre o Cursos de Línguas Estrangeiras

O CLE é um projeto de extensão da Universidade, vinculado ao Departamento de Letras e promovido pelo Núcleo de Cultura Linguística, que tem por principal objetivo ofertar cursos dos mais variados idiomas voltados a discentes, docentes e servidores da UFMA, além da comunidade em geral, possibilitando aos usuários um melhor atendimento às exigências do mercado de trabalho e destacando o desenvolvimento intelectual.

As matrículas podem ser realizadas presencialmente na sede do Núcleo de Cultura Linguística, situado ao lado da Praça Gonçalves Dias, no Centro, ou de forma on-line, por e-mail matriculasncl@ufma.br enviando a documentação solicitada no Edital. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro, e o término está previsto para 11 de junho. Para os interessados, serão necessárias, no ato da matrícula, a apresentação do comprovante de pagamento, RG, CPF e apresentação do material didático ou o recibo de aquisição.

Serão consolidadas turmas de no mínimo, 12 alunos, havendo a devolução do valor da inscrição, caso a turma não seja fechada. Essas e outras informações a respeito dos cursos de Línguas Estrangeiras, como cancelamento de matrículas e provas de nivelamento, podem ser encontradas no edital de abertura das vagas, disponível do site da PROEC.

Por: Isabelly Mendonça/Proec