Abertas inscrições para o V Congresso Internacional de Letras do Câmpus Bacabal

publicado: 10/05/2022 12h49, última modificação: 10/05/2022 21h28

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o V Congresso Internacional de Letras (Conil) do Câmpus Bacabal. Neste ano, o evento ocorrerá de forma on-line, entre os dias 17 e 19 de agosto, e tem como tema “A carnavalização na língua e na literatura: diversidade, variação e linguagem”. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do V Conil.

O Congresso tem o objetivo de apresentar um conjunto de produções acadêmicas e culturais que estudem aspectos da língua e da linguagem e o intuito de estabelecer encontros, diálogos e parcerias com instituições de âmbito regional, nacional e internacional. A quinta edição do Conil visa à ideia da carnavalização, cunhada e discutida pelo Círculo de Bakhtin, tornando o evento um espaço de visibilidade a discursos e culturas minoritárias.

O evento contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Entre os palestrantes convidados estão o professor Ronald Beline Mendes, doutor pela Universidade de Campinas e professor associado da  Universidade de São Paulo (USP); o professor David Langa, doutor em Análise Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique; e o escritor Daniel Munduruku, pertencente ao povo indígena Mundukuru, doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, autor de mais de 50 livros e que recebeu em 2017, na categoria juvenil, o Prêmio Jabuti pelo livro Vozes Ancestrais.

As inscrições para apresentação de trabalho estão abertas até o dia 19 de junho, sendo permitida a submissão de até dois trabalhos por autor. O proponente deve escolher, de acordo com sua pesquisa, um dos dezenove simpósios temáticos disponíveis e enviar um resumo contendo de 300 a 500 palavras. Para mais informações, acesse o site do V Conil.

Saiba mais

O I Congresso Internacional de Letras do Câmpus Bacabal teve como tema “Língua Portuguesa e suas Literaturas no Mundo” e contou com mais de 800 participantes, tendo mais de 160 trabalhos publicados nos anais do evento. A segunda edição do Congresso teve como tema “Transdisciplinaridade, língua portuguesa e literatura” e contou com mais de 800 inscritos. O terceiro Conil abordou como tema “Línguas e Literatura em tempos de resistência”, tendo mais de 700 inscrições. Em 2021, o IV Conil teve como tema “Línguas e Literatura, do códice ao hipertexto: a inter-relação do sujeito e a tecnologia”.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Costa