Abertas, até o dia 28 deste mês, as inscrições para a V Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFMA, evento com transmissão pelo Youtube

publicado: 23/11/2021 08h00, última modificação: 23/11/2021 21h44

Seguem abertas, até o dia 28 deste mês, as inscrições para a V Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, que discutirá a temática “Preservação de acervos: nossas ações, suas ações para a democratização da informação”. De forma on-line, o evento será realizado no período de 29 de novembro a 1º de dezembro, com transmissão pelo Canal da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) no Youtube.

A campanha consiste em conscientizar os usuários sobre as ações de preservação e conservação do acervo com o objetivo de melhorar o estado físico dos livros e prolongar a sua vida útil, permitindo o acesso às gerações futuras.

Promovida pela DIB, a V Campanha de Preservação do Acervo das Bibliotecas da UFMA é um congresso associado a outros eventos como minicursos, palestras e mesas-redondas. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas. Para se inscrever os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível no Sigeventos. Haverá certificado de participação com carga horária de 15 horas.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 29, segunda-feira, às 9h, pelo Canal da DIB. Confira a programação completa acessando a página do Sigeventos. Em caso de dúvidas ou outras informações, os interessados podem entrar em contato com a comissão organizadora via e-mail campanha.preservacao@ufma.br.

Saiba mais

A Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) oferece suporte informacional no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Maranhão. Além da biblioteca central, atualmente, a DIB dispõe de 17 bibliotecas setoriais, localizadas no Câmpus do Bacanga e nos municípios de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Pinheiro, São Bernardo e Imperatriz.

Entre as ações realizadas recentemente, destacam-se: o empréstimo de tablets e entrega de chips aos discentes, catalogação de 9.980 materiais informacionais e incorporação ao acervo de 3.932 exemplares de materiais informacionais.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque