Abertas as inscrições para submissão de propostas no PIBIC Ensino Médio

publicado: 04/05/2021 10h26, última modificação: 04/05/2021 23h50

Estão abertas as inscrições do Edital Nº 32/2021, promovido pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) e que se trata da apresentação de propostas para a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino médio e Técnico (Pibic-EM). As inscrições vão até às 18h do dia 31 deste mês, e, para se inscrever, o docente do Colégio Universitário (Colun) ou de curso da UFMA precisa encaminhar pelo e-mail institucional as propostas à Coordenação do PIBIC-UFMA.

A documentação necessária para a inscrição deve ser encaminhada ao e-mail ageufma.cicp@ufma.br pelos orientadores dentro do prazo de inscrições e conter os itens a seguir:

1. Nome, CPF/RG, e-mail, telefone e matrícula do docente, em formato texto ou PDF;

2. Cópia do(s) projeto(s) de pesquisa, em formato PDF;

3. Cópia do(s) parecer(es) de um comitê de ética ou protocolo de entrada em um comitê,

quando aplicável, em formato PDF;

4. Cópia do(s) plano(s) de trabalho associado(s) ao(s) respectivo(s) projeto(s), em

formato PDF.

Seletivo para o PIBIC-EM em duas etapas

A pré-seleção, que ocorrerá de 8 a 15 de junho deste ano, será realizada pela Coordenadoria Institucional de Iniciação Científica do PIBIC-UFMA, com o objetivo de analisar a adequação técnica da proposta aos termos do edital.

A seleção, no período de 16 a 30 de junho, será realizada pela Comissão Institucional de Iniciação Científica do PIBIC-UFMA, que verificará se a proposta possui aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conforme estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020.

Após a seleção e a distribuição das bolsas entre os orientadores, estes poderão indicar os bolsistas em suas respectivas cotas.

Durante as inscrições, cada docente poderá submeter até três planos de trabalho, podendo ter no máximo três orientandos — bolsistas ou voluntários — permitidos no edital. Caso o pesquisador tenha o plano aprovado, mas não seja contemplado com uma bolsa, este poderá ser automaticamente cadastrado no Programa de Iniciação Científica — Voluntário (Pibic-V), e a indicação do aluno ocorre da mesma forma que a do contemplado com bolsa.

Saiba mais

O Pibic-EM tem como principais objetivos despertar a vocação cientifica e incentivar talentos entre estudantes do ensino médio durante sua participação em projetos de pesquisa, além de proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, preparando os alunos para a graduação e a pós-graduação ao incrementar a articulação entre essas etapas.

Por: Daphne Ramos/Ageufma