Abertas as inscrições para a palestra “Banco de Imagens em Instituições de Ensino: a experiência do Museu Afrodigital”

publicado: 17/10/2022 14h40, última modificação: 18/10/2022 16h31
O evento marcará a abertura do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA”, no dia 20 deste mês, às 17h30, no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais

Na quinta-feira, 20 de outubro, com início às 17h30, ocorrerá a palestra “Banco de Imagens em Instituições de Ensino: a experiência do Museu Afrodigital”, no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais (CCSO), Cidade Universitária Dom Delgado. A palestra será ministrada pelos coordenadores do Museu Afrodigital do Maranhão (MAD-MA), Marilande Martins Abreu, professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA; e Nélio Alves Guilhon, docente do Colégio Universitário.

Aberta a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão e também ao público externo, as inscrições foram iniciadas na sexta-feira, 14, de forma gratuita, no site do evento, com direito a certificação. No encontro, serão abordados temas sobre a concepção do projeto do MAD-MA, questões técnicas e operacionais, considerando suas principais demandas, desafios e aprendizados, e questões sobre o envolvimento com a comunidade acadêmica interna e externa à UFMA.

O MAD-MA é um projeto de pesquisa e extensão fundado pelo professor Sérgio Figueiredo Ferretti, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia, que mantém e atualiza acervos etnográfico, histórico-social e artístico-cultural de culturas afro-brasileiras e africanas do Maranhão. É constituído por antropólogas, historiadores, mestres em tecnologia, artistas plásticas e, ainda, alunos de Ciências Sociais e Ciência da Computação, onde atuam nessas linhas de pesquisa desenvolvendo estudos que articulam o MAD ao tema Educação, Cultura e Tecnologia.

A palestra é a primeira ação que marcará a abertura do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA”, liderado pelas professoras Patrícia Azambuja, Jane Maciel e Carolina Libério, que tem por objetivo estabelecer diretrizes para ação contínua de compartilhamento da produção técnica do curso de Comunicação Social.

A iniciativa tem o caráter científico-cultural que visa cumprir o preceito da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e extensão. Logo justifica-se pela oportuna expansão dos conhecimentos e das produções desenvolvidas no âmbito do ensino laboratorial, além da experimentação de novas abordagens junto aos públicos consumidores de imagens, conforme afirmou Patrícia Azambuja.

As ações extensionistas da primeira etapa do projeto serão estabelecidas durante doze meses, com ênfase na concepção e no planejamento de um conjunto de estratégias vinculadas à criação de um repositório digital de conteúdo imagético, com operacionalização futura. Segundo a professora Patrícia, as principais necessidades desse repositório é ser um prolongamento das atividades desenvolvidas em sala de aula junto aos núcleos de pesquisa ligados ao DCS e suas parcerias, entre eles o ETC; o Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (Nuppi); e o Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação (Obeec).

Ela explicou que o intuito do projeto é relacionar os conhecimentos adquiridos, suas diferentes formas de circulação e, com isso, oportunizar maior visibilidade aos materiais criados pelos alunos, com amplitude global, via web e apelo promocional.

A plataforma, que visa ser construída a partir do segundo semestre de 2023, tem a intenção de não apenas disponibilizar acervo imagético, mas também servir de suporte, a fim de aferir demandas sociais emergentes. “É urgente operacionalizar os meios mais sistemáticos para o compartilhamento da imensa produção do nosso curso, seja de âmbito acadêmico-científico ou da produção imagética de fotos ou vídeos”, frisou Azambuja.

Por: Lucas Araújo