Abertas as inscrições para o XVII Encontro Humanístico do CCH-UFMA

publicado: 11/01/2023 12h50, última modificação: 11/01/2023 15h50
Encontro Humanístico 2023.jpg

Depois de três anos sem ser realizado, em 2023, o Encontro Humanístico do Centro de Ciências Humanas da UFMA voltará e já tem data marcada para ocorrer: será no período de 19 a 23 de junho, abordando o tema “Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática”. A décima sétima edição do encontro é promovida pela diretoria do CCH, em parceira com o Núcleo de Humanidades.

O Encontro Humanístico tem preservado a identidade do Centro de Ciências Humanas, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto cultural, por isso explora as distintas áreas do conhecimento, por meio de debates, apresentações e exposições de artistas e estudiosos, valorizando também produções culturais maranhenses.

A programação contará com apresentações de pesquisas e de trabalhos, minicursos, mesas-redondas e palestras que abordaram setes eixos temáticos, por essa razão os resumos têm que abordar um dos eixos e a submissão deve ser feita até o dia 24 de abril.

O evento, que inicialmente foi projetado para o âmbito regional, conseguiu visibilidade nacional quando alcançou cerca de 1.700 pessoas em 2008 e se consolidou como um dos maiores eventos acadêmicos produzidos no Maranhão. O público-alvo são pesquisadores, professores, técnicos, membros de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e estudantes.

No decorrer de suas 16 edições, o encontro contou com a participação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil como UFMA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Pará (UFPA), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), bem como de conferencistas internacionais de países como Alemanha, Porto Rico, Portugal e Espanha.

Para realizar a inscrição e a submissão de trabalhos, acesse o site do XVII Encontro Humanístico.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro