Notícias

Abertas inscrições para seletivo de Mestrado em Sociologia do Câmpus Imperatriz

publicado: 23/11/2022 15h14, última modificação: 25/11/2022 20h45

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), via Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), publicou o Edital Ageufma nº 57/2022, que regulamenta o processo seletivo ao curso de Mestrado em Sociologia do Câmpus Imperatriz, com período de inscrições abertos até o dia 21 de março de 2023, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). 

Esse Programa de Pós-Graduação em Sociologia contempla as seguintes linhas de pesquisa: “Questões urbanas e rurais – Etnia, cultura, identidade, alteridades e territorialidades”; e “Instituições, construção e reprodução social das diferenças — educação, poder, sociabilidades, ações coletivas e representações sociais”.

Estão disponíveis dezenove vagas, dispostas de acordo com o item 4 do edital publicado, podem se inscrever os graduados em cursos das áreas de conhecimento cientifico — aprovados pelo Ministério da Educação, via preenchimento de formulário e envio da documentação a serem anexadas como arquivos digitais em formato PDF, como descritos no item 5.2 do edital.

Estão isentos da taxa de inscrição os candidatos que declararem não possuir condições financeiras para custeá-la, e enviarem o requerimento de isenção ao e-mail comissaoselecao.ppgs@ufma.br até o dia 1º de dezembro, com os documentos descritos no item 6 do edital.

Será encaminhada a confirmação de recebimento da documentação vigente ao e-mail indicado pelo candidato no formulário de inscrição. O status da inscrição pode ser consultado no Sigaa.

A seleção ocorrerá em quatro etapas: análise do anteprojeto de pesquisa; prova escrita de conhecimentos; defesa oral do anteprojeto de pesquisa e entrevista; e análise de currículo lattes, descritas detalhadamente no item 7 do edital.

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: