Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Filosofia

publicado: 16/09/2022 16h59, última modificação: 16/09/2022 23h30
Na UFMA, serão oferecidas 16 vagas
Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Filosofia.jpeg

Estão abertas, até o dia 26 de setembro, as inscrições para seleção de estudantes para a turma 2023, do Programa de Pós-graduação em Rede, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). As vagas são destinadas a professores da Educação Básica e que lecionam Filosofia ou que sejam licenciados em Filosofia e que estejam em sala de aula, com previsão para continuidade ao longo da duração do curso. Para a UFMA, serão destinadas 16 vagas.

Com duração de 24 meses, o Prof-Filo se estrutura com base em núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. Na inscrição do processo seletivo, o interessado deve indicar o núcleo para o qual pretende se candidatar.

Para participar, é necessário apresentar o diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação reconhecido pelo MEC ou diploma revalidado no País nos termos da legislação em vigor, declaração de exercício da docência na educação básica, assinada pela direção da escola, do projeto de pesquisa e demais documentos, em formato PDF, solicitados no edital.

Serão admitidos como alunos do PROF-FILO professores da Educação Básica que comprovem: possuir licenciatura em qualquer área e ministrar aulas de Filosofia ou, se estiver ministrando qualquer outra disciplina, possuir licenciatura em Filosofia e estar em efetivo exercício em sala de aula, preferencialmente em escola da rede pública de ensino.

O processo seletivo consistirá em três etapas subsequentes e eliminatórias: avaliação de projeto de pesquisa, prova teórica e arguição do projeto de pesquisa. Os candidatos serão pontuados em todas as etapas do processo seletivo com uma nota entre 0 e 10 e a pontuação final alcançada por cada um deles será a média aritmética das pontuações em cada uma das etapas realizadas, sendo 7 a nota mínima para a aprovação. O resultado final, de acordo com o edital, será divulgado em 9 de dezembro, com matrícula e início das aulas no dia 6 de fevereiro de 2023.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas pela Internet até o dia 26 de setembro, por meio da ficha de inscrição disponível no site do programa. Os inscritos devem preencher um formulário com seus dados pessoais e pagar a taxa de inscrição no valor de R$60, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Para mais informações, acesse o Edital PROF-FILO 2023-2025

Por: Natália da Silva