Abertas as inscrições para o 1º Workshop do Grupo de Análise da Política Econômica do Departamento de Economia

publicado: 19/05/2023 10h51, última modificação: 19/05/2023 18h29
Abertas as inscrições para o 1º Workshop do Grupo de Análise da Política Econômica do Departamento de Ciências Econômicas

Com uma programação voltada à ampliação da divulgação da pesquisa científica realizada no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE), do Câmpus São Luís, promovem o 1º Workshop do Grupo de Análise da Política Econômica (Gape), com o tema “Desigualdade de Renda, Covid-19, Criação e Destruição de Empregos e Interpretações Históricas sobre o Gasto Público no Maranhão”, entre os dias 29 e 30 deste mês,  via transmissão Google Meet.

A abertura do workshop ocorrerá no dia 29, em que serão apresentadas três metodologias aplicadas à pesquisa econômica, a partir das 18h30. No segundo dia, 30, os membros do Gape farão apresentações dos trabalhos desenvolvidos no grupo, com os principais resultados já encontrados nas pesquisas. Temas como “O que há de novo no Maranhão Novo?”, “Desempenho das Respostas de Combate à Covid-19: China e EUA”, “Desigualdade de Renda no Nordeste”, “Mudanças na Trajetória da Desigualdade no Mercado de Trabalho Formal” e “Determinantes da Desigualdade de Renda do Maranhão” serão apresentados no dia.

No Workshop, também haverá a divulgação de metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas na área da pesquisa econômica aplicada, tais como o “Modelo ARDL”, a “Matriz Insumo-Produto” e o “Job Creation & Job Destruction”.

O público-alvo são gestores, docentes, alunos da graduação e da pós-graduação. As inscrições vão até o dia 28 de maio e devem ser feitas por meio de formulário Google Forms.

O professor Alexsandro Sousa Brito, do curso de Ciências Econômicas, informa que o evento pretende ser um marco por abrir a agenda de divulgação das pesquisas científicas realizadas pelo Grupo de Análise da Política Econômica. “Pretendemos ter a frequência fixa para que a comunicação dos resultados e das metodologias ocorra de forma fluida e permita a troca frequente entre os profissionais e os interessados na área”, disse.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras