Abertas as inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica pelo CNPq

publicado: 10/02/2021 12h44, última modificação: 10/02/2021 17h38

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa a abertura das inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A seleção, realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será encerrada no dia 22 de março.

Promovida desde a fundação do CNPq, em 1951, a premiação pretende, além de despertar jovens talentos para a ciência, estimular bolsistas de iniciação científica (IC) e de iniciação tecnológica (IT) a contribuírem para alcançar os objetivos do programa.

O evento tem duas categorias: a primeira visa premiar até três bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica; a segunda trata-se do Mérito Institucional, destinado às instituições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com maiores índices de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Capes.

Os vencedores da 1ª categoria receberão um prêmio no valor de R$ 7 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado. Já a Instituição que vencer na categoria Mérito Institucional ganhará, além de um troféu, uma concessão de cinco a vinte bolsas adicionais de Pibic e/ou Pibiti na cota da instituição. Ambos receberão passagens aéreas e hospedagens para permitir a participação dos agraciados na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Para participar, as coordenações do Pibic e do Pibiti das universidades e das instituições de pesquisa devem encaminhar ao CNPq, por e-mail, até o dia 22 de março, os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados no 2º semestre de 2020.

Para mais informações, acesse página do Prêmio.

Por: Keliane Costa/Ageufma