Abertas as inscrições da IV Semana do Físico da UFMA, que ocorrerá entre os dias 8 e 11 de junho, em formato remoto

publicado: 31/05/2021 12h43, última modificação: 31/05/2021 12h43

Com o tema “Albert Einstein e o prêmio Nobel de 1921”, ocorrerá entre os dias 8 e 11 de junho, de forma remota e gratuita, a IV Semana do Físico da Universidade Federal do Maranhão. O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Física da UFMA, em conjunto com o Departamento de Física (Defis) e as coordenações de graduação e programa de pós-graduação em Física da UFMA, sob a coordenação dos docentes Edson Firmino Viana de Carvalho, Eduardo Moraes Diniz, Jerias Alves Batista e Luciana Magalhães Rebelo Alencar.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição até o dia 7 de junho para participar das atividades da Semana, que tem o intuito de motivar a comunidade de físicos para a celebração da data, fomentando discussões sobre os grandes temas atuais da física por meio de palestras e mesas-redondas, além de discutir as grandes contribuições de Albert de Einstein para a física, sobretudo as que levaram à sua premiação ao Nobel de Física em 1921.

Esta quarta edição terá em sua programação palestras com oito professores da UFMA, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e da Universidade de São Paulo (USP), além de três palestras ministradas por estudantes do programa de pós-graduação acadêmico da UFMA na área. Uma novidade é a discussão de temas diversos em mesas-redondas, abordando a “Participação crescente da mulher nos rumos da Física”, “As contribuições de Einstein para o prêmio Nobel de 1921” e a “Dicotomia ciência e pseudociência - os demônios da atualidade segundo Carl Sagan”.

Outras informações podem ser consultadas por meio do site da IV Semana do Físico e/ou pelo Instagram @petfisicaufma.

Saiba mais

A primeira edição da Semana do Físico da UFMA foi realizada em maio de 2018, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA, com a oferta de várias palestras e oficinas aos participantes. A segunda edição ocorreu em maio de 2019, no auditório da Pós-Graduação do CCET, e contou com várias palestras de temas na área de Física e suas aplicações, assim como uma palestra sobre o uso da voz como um instrumento de trabalho do professor de Física. Devido à pandemia da covid-19, a terceira edição ocorreu de forma on-line em maio de 2020.

Por: Allan Potter