Aberta a segunda edição do Programa de Pré-Incubação da Conecta - UFMA

publicado: 21/10/2022 14h23, última modificação: 24/10/2022 16h29

Na quinta-feira, 20, a Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), realizou a abertura da 2ª edição do Programa de Pré-Incubação da Conecta - UFMA. Feito em formato digital, o evento marcou o início da pré-incubação de ideias de negócios inovadores da Diretoria de Empreendedorismo, que este ano contou com mais de 15 propostas aprovadas de técnicos, discentes e docentes da UFMA e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo reitor da Universidade, professor Natalino Salgado Filho; o pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho Silva; o diretor de Empreendedorismo da Ageufma, professor Walter Cesar Nunes; o vice-diretor executivo da Fiema, Celso Gonçalo; o coordenador de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), professor Fábio Maurício de Sá dos Santos; e a diretora de Programas e Projetos de Extensão do Ifma, professora Adriana Monteiro Santos.

O professor Walter César Nunes parabenizou o compromisso da Universidade com o programa. “Para nós, era uma questão de honra nós nos comprometermos com esse projeto. Transformar a UFMA em uma Universidade empreendedora faz com que ela se encaixe no ecossistema de empreendedorismo e da inovação dentro do nosso estado”, pontuou.

O pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho Silva, agradeceu à comunidade acadêmica da UFMA e comentou os objetivos do programa. “Esta é mais uma ação da nossa Diretoria de Empreendedorismo, em que se busca consolidar a nossa área, principalmente da parte de incubação de empresas. Esse é um passo inicial, em que nossos alunos são preparados para desenvolver seus planos de negócios e, a partir disso, criarem suas empresas para, futuramente, ingressarem no mercado. É uma preparação dos nossos alunos, dando oportunidade para que adquiram suas habilidades empreendedoras”, ressaltou.

O vice-diretor executivo da Fiema, Celso Gonçalo, falou da importância de fomentar o empreendedorismo nas instituições de ensino. “Hoje, a questão do empreendedorismo está presente em toda a sociedade e sabemos que isso faz muita diferença. Nós, da Fiema, temos um trabalho de empreendedorismo nas escolas que já é muito forte. Queremos ampliar ainda mais esse trabalho e a Universidade pode ser um grande parceiro nosso”, afirmou.

O reitor Natalino Salgado destacou o compromisso da Universidade com o programa. “Isso faz parte de um projeto para o qual nós estamos, a cada dia, tentando dar uma nova dimensão, e nós conseguimos isso com as reformas que fizemos, no regimento, no estatuto. Essa política de empreendedorismo já passou da fase de se inserir como um instrumento legal de políticas públicas na nossa Universidade. O termo incubação, na área biológica, trata-se de dar a temperatura ideal para o embrião poder crescer. Aplicado ao empreendedorismo, essa temperatura está nesses projetos, para levar aos jovens essa necessidade de formação, para que não tenham dificuldades com seus campos de trabalho lá fora”, ponderou.

Assista à cerimônia na íntegra:

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro