Aberta a Exposição Marie Curie, no Espaço da Ciência e do Firmamento da UFMA

publicado: 23/12/2021 13h37, última modificação: 23/12/2021 18h51

Na terça-feira, 21 de dezembro, no Espaço da Ciência e do Firmamento da UFMA, ocorreu a abertura da Exposição Marie Curie (1867-1934). O evento contou com a presença do coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento UFMA, Antônio José Silva Oliveira, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos e do diretor presidente da Fapema, André Santos.

O coordenador do Espaço da Ciência destacou o papel da cientista para a ciência mundial e fez um convite à sociedade ludovicense para a visitação à exposição: “Hoje estamos fazendo essa exposição sobre essa figura internacional, Marie Curie. Ela, que ganhou o prêmio Nobel pela contribuição ao estudo da descoberta da radioatividade, é uma das mentes mais brilhantes que o mundo já teve, uma pessoa incansável, trabalhadora, que deu uma grande contribuição para a ciência da humanidade. E ela está aqui no Espaço da Ciência, então venham visitar o espaço, não percam essa oportunidade”.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos também prestigiou o evento e destacou a importância do espaço para o desenvolvimento do turismo científico no Maranhão. “O Espaço da Ciência e do Firmamento da Universidade se tornará, nos próximos anos, o grande ponto de convergência de quem se interessa por turismo científico no Maranhão. Todas as grandes capitais têm grandes espaços de ciência para visitação, e nós queremos também fazer com que esse espaço da UFMA seja, em pouco tempo, um espaço de referência para que estudantes da graduação e estudantes do ensino médio interessados em ciência possam vir para cá”, comentou.

O diretor presidente da Fapema, André Santos, elencou a importância da realização dessas ações com o intuito de mostrar à juventude todo seu potencial: “A gente considera muito importante a exposição e ações como essa. O foco é Marie Curie, mas o espaço tem outros colegas com destaque no Maranhão e outras atividades. São muito importantes ações como essa, não só para mostrar a pesquisa, mas também para mostrar à juventude aquilo que foi feito e aquilo que eles podem fazer. Esse é o ponto focal, que tem muito para crescer também”.

Também estiveram presentes no evento a presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha; e a professora do Departamento de Física da UFMA Ivone Lopes Lima. A exposição Marie Curie é realizada pela Unesco, já percorreu o mundo todo, aberta ao público de segunda a sexta, durante o dia, ou por meio de agendamento, pelo e-mail . Podem ser agendadas visitas para o fim de semana, dependendo da disponibilidade.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa