Notícias

SIMPÓSIO EM CHAPADINHA

A UFMA em números: Ageufma, Proec, STI e Proes relatam avanços da Universidade e dialogam com a comunidade chapadinhense

publicado: 25/04/2023 20h39, última modificação: 06/06/2023 11h17
Diálogo, sugestões e metas fizeram parte da programação do primeiro dia do evento no câmpus da cidade
A UFMA em números: AGEUFMA, PROEC, STI E PROAES relatam avanços da Universidade e dialogam com a comunidade chapadinhense

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, por meio da AGEUFMA, PROEC, STI e PROAES, um simpósio no Câmpus de Chapadinha para mostrar dados à comunidade acadêmica, além de dialogar sobre avanços, sugestões e traçar metas, tanto para docentes, discentes, entre outros, de Chapadinha, mas também para a UFMA como um todo.

As pró-reitorias trouxeram, durante os dias 25 e 26 de abril, apresentações em números com gráficos e palestras, mostrando, assim, que a UFMA, mesmo em meio a dificuldades, tem avançado nos últimos anos, mesmo em meio ao período pandêmico. 

De acordo com o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, o Simpósio, que também foi realizado em outras cidades, é uma oportunidade de a administração superior discutir e debater com os alunos, os técnicos e os professores, apresentando a eles os avanços da UFMA em números, mostrando seu compromisso social e ético em meio às adversidades. “Os avanços que nós temos tido nos últimos anos mostram que nós temos crescido e temos evoluído. Uma perspectiva a mais de melhorias agora é a chegada de um pequeno reforço da recomposição também das Universidades por parte do Governo Federal para que a gente possa oxigenar a nossa instituição. Mostramos nosso avanço tecnológico da área de TI, importante e estratégico para o enfrentamento da pandemia, em que nós conseguimos consolidar nossos cursos. Nós estamos entre as nove universidades das 69 que conseguiram manter o calendário organizado. Estamos caminhando para finalizar o primeiro semestre de 2023.1. A nossa Universidade pode se orgulhar de ser uma das melhores universidades do Brasil, com seus indicadores de avaliação em alta”, destacou o reitor.

No primeiro dia, terça-feira, 25, o Simpósio em Chapadinha debateu extensão, empreendedorismo, inovação tecnológica, pesquisa, apoio estudantil, pós-graduação, no sentido de, não somente mostrar números, mas reforçar tudo que interessa à ciência e ao progresso da instituição. 

Para o pró-reitor da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho Silva, a oportunidade de diálogo é ímpar:

“Hoje nós estamos aqui em Chapadinha para o Simpósio, trazendo as informações para os nossos docentes, discentes e técnicos administrativo sobre o que já foi feito pela Universidade durante esses últimos três anos como também uma oportunidade de sugestões da comunidade acadêmica presente para melhorar cada vez mais a nossa Universidade”, frisou. 

Já o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, professor doutor Marcos Antônio Demondes Bonfim, relata a experiência e a recepção do Simpósio na cidade como algo de extrema importância para construir novas pontes de diálogo e reforçar a aproximação da administração superior da UFMA com os câmpus dos municípios: “Acredito e agradeço a oportunidade de nós dialogarmos frente a frente para também fazer sugestões e todos aqui conseguirmos construir uma Universidade cada vez mais forte”, pontuou. 

Estiveram presentes à mesa de abertura o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho; o pró-reitor da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho Silva; o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, professor doutor Marcos Antônio Demondes Bonfim; o pró-reitor de Assistência Estudantil (PROAES), professor doutor Leonardo Soares; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Bezerra Maia; a diretora de Pós-Graduação, Flávia Nascimento. 

O Simpósio em Chapadinha continua no dia 26, quarta-feira, com a palestra Universidade Digital, com o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia, e palestra com mais dados e avanços da AGEUFMA, com o pró-reitor da Pró-reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho Silva.

 

 

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: