Notícias

A maior “Superlua” de 2022 acontece hoje, 13 de julho, a partir das 18h, com observação no Planetário da UFMA

publicado: 13/07/2022 13h27, última modificação: 14/07/2022 17h24

Acontece, na noite de hoje, 13 de julho, a maior “Superlua” do ano de 2022, cuja observação mais detalhada pode ser acompanhada no Espaço da Ciência e do Firmamento Planetário, localizado ao lado do Núcleo de Esportes na Cidade Universitária Dom Delgado. O evento é aberto ao público e é gratuito, com capacidade para 50 pessoas, em que tem transmissão ao vivo programada para iniciar às 18h, por meio do Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma.

O fenômeno da “Superlua” acontece quando o respectivo satélite natural, na sua fase cheia, tem a máxima aproximação em relação ao planeta Terra. Essa aproximação varia devido à órbita elíptica que a Lua percorre em relação ao planeta. Quando a Lua está em um ponto orbital mais próximo da Terra, é chamado perigeu; já nos períodos em que está num ponto orbital mais distante, chama-se apogeu. Na prática, da perspectiva de um observador da Terra, a Lua, aparentemente no perigeu, se torna 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu.

O satélite natural tem influência direta nas marés do planeta devido à atração gravitacional mútua que é exercida nos astros. Como consequência, ocorre uma interferência nas marés em que a magnitude dessa atração gravitacional dependerá da posição dos astros. Assim, quando o satélite natural está nas fases cheia ou nova, ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua de tal forma que as forças gravitacionais se somam, formando grandes marés, levando assim à ocorrência das “supermarés”.

Por: Hemylly Mendes

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: