publicado: 17/07/2024 10h14, última modificação: 17/07/2024 15h58
O lançamento ocorre nessa sexta-feira, 19, com início às 16h, em evento on-line nos canais do Youtube da TV UFMA e do Instagram do ETC.
Grupo de pesquisa da UFMA lança terceira temporada de podcast com reflexões sobre empreendedorismo e inovação.

Grupo de Pesquisa ETC, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenado pelo professor Ramon Bezerra Costa, vai lançar, nessa sexta-feira, dia 19 de julho, em evento on-line nos canais do Youtube da TV UFMA e do Instagram do ETC, com início às 16h, a terceira temporada do Podcast "ETC e TAL". Nesta nova temporada, o podcast aborda o empreendedorismo e a inovação por meio da construção de redes e comunidades, trazendo, em seis episódios, a diversidade como elemento central.

Ancorada em uma pesquisa sobre hubs no contexto do empreendedorismo e da inovação social, esta terceira temporada apresenta episódios estruturados com base no compartilhamento das mais diversas perspectivas sobre questões ambientais no contexto do Maranhão, interseccionalidade, ancestralidade, afroempreendedorismo, inovação, infâncias, entre outras.

A produção foi resultado do trabalho de pesquisa da estudante de audiovisual da UFMA Sylmara Durans, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), sob a orientação do professor Ramon Bezerra Costa.

"Entre os aspectos que eu considero relevantes no podcast estão, de um lado, o esforço de compreender o cenário bastante crítico e controverso em que o empreendedorismo está inserido, marcado por forte precarização e desregulamentação dos processos de trabalho, mas também de ter um olhar atento às capacidades de resolução criativa dos desafios sociais que emergem dessa atividade. A produção desse projeto foi intensa e muito transformadora", comenta Sylmara Durans.

Iniciado em 2020, o podcast conta com mais de quatorze episódios e visa divulgar conhecimento científico, promovendo discussões sobre temas relacionados à interface entre comunicação, economia e tecnologia. Os episódios das duas primeiras temporadas do podcast ETC & TAL estão disponíveis em várias plataformas de streaming.

Revisão: Jáder Cavalcante