6ª edição do Encontro Maranhão Junior ocorreu na Fábrica Santa Amélia da UFMA, nos dias 4 e 5 de novembro

publicado: 07/11/2023 09h51, última modificação: 14/11/2023 19h15
6º edição do Encontro Maranhão Junior ocorreu na Fábrica Santa Amélia da UFMA, nos dias 4 e 5 de novembro

Buscando incentivar o empreendedorismo universitário dentro do estado, a federação Maranhão Júnior (Maju) promoveu a 6ª edição do "Encontro Maranhão Júnior", com o tema "Entoando Impacto e Incendiando Todos os Cantos do Brasil". A iniciativa foi realizada nos dias 4 e 5 de novembro, na Fábrica Santa Amélia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacando os mais de duzentos estudantes das Empresas Juniores (EJS), que ressaltam as riquezas locais e as transformam em motivações para empreender.

"A Empresa Júnior proporciona experiências para alunos de diversas instituições de ensino superior. Ao mesmo tempo em que prestam serviços a baixos custos e prestam favores à sociedade, eles também aprendem com isso". Essa é a definição de EJ dada pelo presidente do conselho da Maju, Pablo Eduardo da Cruz Moraes. Para ele, o movimento empresarial maranhense é um dos mais fortes dentro do país, por isso o encontro possibilitou palestras, workshops, momentos interativos e dinâmicos, desafios e atividades que pudessem agregar conhecimento nesse sentido.

Abertura do Encontro das Empresas Juniores da UFMA - 04-11-23

Lucas Vilela, presidente executivo da federação, define o evento como um marco para o empreendedorismo feito dentro do Maranhão. Segundo ele, é necessário focar em objetivos como: desenvolver os empresários, conectar mercados, gerar empregos, pensar em políticas governamentais e expandir projetos.

Também participou do encontro a primeira EJ do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, a Imprensatriz. Fundada no ano de 2015, especializou-se em assessoria de imprensa, diagramação, produção e cobertura de eventos e produção de textos jornalísticos. Sem fins lucrativos, a empresa ganhadora do Prêmio Expocom 2018 busca desenvolver uma comunicação de qualidade voltada para a comunidade acadêmica da cidade de Imperatriz.

Janayna Sousa Guimarães é graduanda do Curso de Jornalismo e presidente da Imprensatriz e veio até São Luís para participar do evento. Em sua fala, ela comentou que oportunidades como essa são essenciais para que haja trocas, networking, aprendizados e pontes de saberes com outras EJs. “É um momento que exige força e resiliência para a nossa equipe, pois temos dificuldade com o transporte, alimentação e até mesmo o pagamento do ingresso. Nisso, o apoio da UFMA foi fundamental. E, por meio dos nossos trabalhos e projetos, conseguimos receber retorno financeiro, que é uma forma de gratificar os nossos membros ao trazê-los para cá. Acredito que, dessa forma, estejamos criando dentro deles um sentimento, uma cultura de empoderamento empresarial, fortalecendo-os para que, quem sabe, no futuro, eles também possam criar sua própria empresa”, afirmou.

Por: Júlio César

Fotos: Sarah Dantas