Notícias

5° Zoomapi é promovido por meio da colaboração entre Maranhão e Piauí

publicado: 04/11/2024 13h56, última modificação: 04/11/2024 13h57
5° ZOOMAPI É PROMOVIDO POR MEIO DA COLABORAÇÃO ENTRE MARANHÃO E PIAUÍ

Nos dias 24 e 26 de outubro, o curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu o 5° Encontro dos Profissionais de Zootecnia do Maranhão e Piauí, o 5º Zoomapi, que neste ano trouxe como tema "Difusão de Tecnologia, Inovação do Campo e Fortalecimento da Profissão no século XXI". O evento ocorreu no município de Chapadinha, Maranhão.

O Encontro teve como objetivo a promoção da valorização profissional, a troca de experiências, o aprimoramento técnico e a propagação do conhecimento. O momento foi um marco no fortalecimento da Zootecnia nos territórios maranhense e piauiense, atraindo profissionais e estudantes da área.

Ana Paula Ribeiro de Jesus, coordenadora do evento, expõe as expectativas desejadas que foram atendidas por meio do relevante trabalho da comissão organizadora. “Ao longo da organização do Zoomapi, nossa expectativa foi sempre promover uma programação rica que atendesse tanto às necessidades teóricas quanto às práticas dos participantes. Com a realização de dezessete palestras, quatro minicursos, oficinas e visitas técnicas, buscamos oferecer um evento completo e com alto impacto para a formação dos alunos e profissionais de zootecnia. O tema escolhido, focado nas oportunidades e desafios do ensino de zootecnia, mostrou-se acertado ao trazer à tona questões que precisam ser discutidas para o fortalecimento e evolução da área”, relata.

O evento tem grande relevância para a evolução do ensino e da prática em Zootecnia nas regiões do Maranhão e Piauí, realizando pela primeira vez o Fórum de Ensino de Zootecnia. A programação foi destinada para pesquisadores, professores, profissionais formados em Zootecnia, estudantes e produtores. A programação ofereceu palestras, minicursos, oficinas práticas e visitas técnicas, proporcionando a ligação entre teoria e prática, incentivando o desenvolvimento profissional e colaborativo. 

George Lima, membro da comissão científica, afirma a essência da zootecnia para a sustentabilidade e para a discussão sobre o ensino e a formação de profissionais na área. “Nossa expectativa ao organizar o Zoomapi era justamente fortalecer a zootecnia como uma área essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Fomentar o debate sobre os desafios no ensino e formação dos profissionais foi essencial, especialmente considerando a diversidade e as particularidades do Maranhão e Piauí. Além disso, foi muito gratificante ver o engajamento dos alunos, que participaram com trabalhos científicos de alta qualidade, e observar a troca de conhecimentos que ocorreu ao longo das palestras e oficinas. Sentimos que o Zoomapi cumpriu seu propósito e deixou um legado importante”, compartilhou.

O Zoomapi recebeu 280 inscritos e a presença de doze caravanas, sete do Maranhão e cinco do Piauí, comprovando a importância desse evento para a comunidade zootécnica regional. 

Max Almeida, membro da comissão organizadora, destaca os obstáculos e a importância do evento para a região maranhense e piauiense. “Organizar o quinto Zoomapi foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade incrível para contribuir com o desenvolvimento da zootecnia nas regiões do Maranhão e Piauí. Desde o início, nossa expectativa era criar um espaço inovador que estimulasse o aprendizado e debates significativos sobre o ensino na área, e o Fórum de Ensino de Zootecnia surgiu como o ponto alto dessa proposta. Estamos muito felizes com a receptividade dos participantes e com a qualidade dos trabalhos apresentados, pois comprovam o potencial acadêmico dos nossos estudantes", contou.

Organizado por estudantes de Zootecnia do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCH), o 5º Zoomapi ainda recebeu apoio da Associação Brasileira de Zootecnistas – ABZ, dos monitores dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Agrícola, estudantes do CCCH/UFMA. Ademais, tiveram o suporte do Crea Jr e a Empresa Junior, Atlética Desportiva, egressos do curso, da Diretoria do CCCH e da Coordenação do curso. Nesse contexto, essas parcerias fomentam o trabalho em equipe e o comprometimento pelo desenvolvimento da zootecnia.

o 5° Zoomapi encerrou com as metas alcançadas, impactando positivamente na formação e na valorização dos profissionais e estudantes de zootecnia, e fortalecendo a relação entre o Maranhão e o Piauí na área da zootecnia.

Por: Aline Vitória 

registrado em: