27 de setembro: Dia Mundial do Turismo traz debate sobre o papel do profissional na sociedade

publicado: 27/09/2022 10h41, última modificação: 27/09/2022 20h15

Mais do que viajar, planejar, guiar e orientar visitantes, o guia turístico e o turismólogo são profissionais responsáveis por promover o desenvolvimento econômico de uma cidade e a preservação do patrimônio cultural e ambiental. Em homenagem a esses profissionais, hoje, 27, comemora-se o Dia Mundial do Turismo.

Oficializada em 1980 pela Organização Mundial do Turismo, a data foi escolhida por ser no mesmo dia, no ano de 1970, que entraram em vigor as diretivas mais marcantes para o turismo global, e o dia 27 de setembro tem por objetivo principal ressaltar a importância da consciência sobre valor social, cultural, político e econômico do turismo.

Segundo o professor e chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria, Joilson Costa, o curso de Turismo tem a pretensão de formar um profissional que esteja apto e possa atuar nas áreas de planejamento e gestão das atividades relacionadas ao turismo, lazer, desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre a cultura, além do patrimônio histórico e cultural, seja ele material e imaterial, buscando entender como esses aspectos podem influenciar na dinâmica de um lugar com vocação turística.

O turismólogo é um profissional que planeja, estuda e pesquisa sobre os fenômenos turísticos, podendo atuar no setor público, em secretarias de turismo, organizar agenda de eventos e promover um lugar. O guia de turismo é o profissional que acompanha e orienta os visitantes, os turistas para os lugares de visitação, dá informações históricas e culturais de uma localidade”, detalha o professor.

Para a coordenadora do curso de Turismo da UFMA, a professora Thays Regina Rodrigues, esses profissionais são de fundamental importância, pois o turismo é um fenômeno econômico relevante, tendo forte impacto positivo no PIB do país, além de gerar renda e empregos. “Realizamos um trabalho social importante, possibilitando a vivência de lazer, hospitalidade, recreação e entretenimento às pessoas. Isso afeta positivamente na percepção que se tem de outras culturas, traz felicidade e satisfação, vivência de experiências memoráveis”, ressalta.

Fundado no dia 24 de setembro de 1987, o curso de Turismo foi instituído durante a gestão do reitor e professor José Maria Cabral Marques, com o intuito de expandir a UFMA e, ao mesmo tempo, atender às novas demandas do mercado. Suas principais áreas de destaque são planejamento turístico, eventos, gestão ambiental, agenciamento, hotelaria, marketing e educação patrimonial. “Temos 14 professores no curso, e cerca de 12 estão envolvidos com extensão e/ou pesquisa”, pontua Rodrigues.

O curso de Turismo da UFMA completa este ano 35 anos de ensino, pesquisa e extensão, e, nesse período, se estabeleceu e se fortaleceu por meio de projetos desenvolvidos pelo corpo docente de mestres e doutores. Alguns dos exemplos de ações desenvolvidas são com a primeira empresa júnior do Brasil na área, a Labotur, além de formar três núcleos de pesquisa: Espaço Integrado do Turismo (Esint), o Núcleo de Pesquisas e Documentação em Turismo (NPDTur) e o Observatório do Turismo.

O curso desenvolve também a Revista Turismo e Cidades e na extensão conta com o Projeto Comunidade Ativa, que dialoga com as comunidades de São Luís sobre a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade de São Luís e do Estado do Maranhão”, completou o chefe de Departamento.

A coordenadora acrescenta que, entre os principais avanços ocorridos, há o ajuste da grade curricular para atender ao mercado e às demandas da sociedade atual; a qualificação do corpo docente, com a formação de mestres em doutores; a conscientização de discentes para a relevância do curso; a mudança da graduação para a Fábrica Santa Amélia, Centro de São Luís, em 2018.

A mudança, conforme explana a coordenadora Thays Regina, significou melhora da estrutura para as aulas, práticas e pesquisa, já que o complexo abriga seis prédios históricos. Ela também realçou que Turismo é o primeiro curso de graduação da UFMA a implantar a carga horária de extensão. “Enfim, temos muitos desafios ainda pela frente, como a implantação da biblioteca setorial, o Hotel Escola e os laboratórios para prática, entretanto já tivemos muitos avanços no curso, e isso nos deixa muito satisfeitos”, finalizou.

Instalação do curso na Fábrica Santa Amélia

Criada no século XIX no período da revolução industrial, a Fábrica Santa Amélia, localizada na Rua Cândido Ribeiro, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1° de julho de 1987.

Restaurada pela UFMA em parceria com o Iphan e inaugurada em 2015, o conjunto de prédios atualmente abriga os cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA e constitui um importante centro de pesquisa nessas duas áreas, mantendo as características históricas originais dos prédios, como as telhas francesas, azulejos portugueses, estruturas metálicas inglesas e escada helicoidal escocesa.

O conjunto é formado por seis prédios, sendo um central para abrigar as unidades acadêmicas, uma biblioteca, um hotel-escola, um auditório com capacidade para 360 lugares, equipado com cabine de tradução simultânea; uma empresa júnior de turismo e vários laboratórios.

Por: Larissa Silva

Produção: Bruna Castro