“XI Semana de Engenharia do Maranhão” será realizada no Câmpus de São Luís da UFMA

publicado: 10/05/2023 11h30, última modificação: 10/05/2023 14h17
Competições, credenciamento/comercial, logística, marketing, minicursos, palestras, pesquisa científica e visitas técnicas ocorrerão de 2 a 6 de outubro

Será realizada, de 2 a 6 de outubro, a “XI Semana de Engenharia do Maranhão – SENGE”, evento criado, desenvolvido e coordenado por alunos dos cursos de Engenharia, que tem por objetivo incentivar a produção acadêmica e tecnológica dentro e fora da Universidade, nas áreas específicas. O tema deste ano será “Gestão Inovativa e ESG: a contribuição da engenharia dentro das organizações”, com programação voltada para a Cidade Universitária.

Agora, em sua décima primeira edição, as atividades da Semana serão em formato híbrido, mas com carga-horária majoritariamente presencial. Alguns debates, palestras e exposições ocorrerão no Centro Pedagógico Paulo Freire, Auditório Central, e Centro de Convenções do Câmpus de São Luís.

Segundo o professor do Bacharelado Interdisciplinar do Curso de Ciência e Tecnologia (BICT) e coordenador, José Renato de Oliveira Lima, a iniciativa possui papel decisivo na integração e formação de networking. “Queremos interação. O evento é uma vitrine para o mercado. Devemos promover diálogo com a sociedade a fim de apresentar a qualidade dos trabalhos dos nossos acadêmicos para o público em geral”, comentou.

Com proposta abrangente, a XI Semana também visa estabelecer diálogo com o público jovem, principalmente, voltado aos alunos do ensino médio que pretendem cursar graduações em engenharia. A fim de esclarecer e direcioná-los, as diversas programações serão organizada de modo a promover direcionamentos para cada área de estudo, considerando suas preferências e interesses pessoais.

O projeto é gratuito e aberto à comunidade, podendo participar espectadores de fora da Universidade, assim como docentes e discentes da Academia, com direito a certificado de participação. Os alunos também puderam submeter trabalhos científicos, ou contribuir de outras maneiras. Os selecionados de cada categoria – competições, credenciamento/comercial, logística, marketing, minicursos, palestras, pesquisa científica e visitas técnicas – participarão da equipe de 2023.

Para José Renato, a dedicação de professores coordenadores e alunos é estimulante, buscando produzir um evento expansível e diversificado, que mostre novas perspectivas e revele horizontes. “É muito importante que façamos um diálogo diuturno entre os setores acadêmicos, produtivos e sociais. Quero convidar a todos a participar da nossa décima terceira Semana de Engenharia”, finalizou.

Acompanhe o instagram do evento

Realize sua inscrição no XI SENGE

Por: Júlio César