“Redução do nível de pobreza no Maranhão” foi tema abordado pelo Rádio Opinião, debatido pelo professor Alex Brito, do Departamento de Economia

publicado: 04/01/2022 10h58, última modificação: 04/01/2022 13h02

O programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, entrevistou, na segunda-feira, 3, o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão Alex Brito, que destacou, no quadro Jornal Rádio Universidade, a “Redução do nível de pobreza no Maranhão”, tema do seu artigo lançado pelo jornal O Imparcial, no fim de semana.

O professor analisa o quadro da diminuição de pobreza no estado entre 2012 e 2014, que voltou a subir nos últimos anos, mas, com o auxílio emergencial, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o nível de pobreza voltou a ter queda em torno de 23%.

Brito destacou três aspectos sobre a pobreza no Maranhão, em que o primeiro é sobre a questão multidimensional, cujos dados são coletados da renda. O segundo fala sobre os dados da pobreza temporária e aponta o caso do estado maranhense, na questão do recebimento do auxílio do Governo em 2020. “Há patamares que não se viam havia anos, é importante que se diga que isso é uma redução temporária da pobreza”, elucidou.

O terceiro aspecto que o professor apresentou é sobre a redução temporária não ter acontecido somente em 2020, mas também em anos anteriores. “Nos últimos nove anos, houve, pelo menos, de quatro a cinco anos em que o nível de pobreza diminuiu, mas esse indicador de pobreza temporária talvez não explique muito da pobreza”, explicou Brito.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos no Rádio Opinião:

Por: Andréia Cabral

Produção: Marcos Paulo Albuquerque