“Marte Um’’: Filme escolhido para representar o Brasil no Oscar abrirá o Festival Guarnicê de Cinema

publicado: 20/09/2022 09h50, última modificação: 20/09/2022 12h13
Marte Um Filme escolhido para representar o Brasil no Oscar abrirá o Festival Guarnicê de Cinema.jpg

Depois da Premiére Mundial no Festival de Sundance e do prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado, o longa Marte Um, produzido pela Filmes de Plástico, foi o grande escolhido para abrir a edição 45 do Festival Guarnicê de Cinema.

Com direção e roteiro de Gabriel Martins e elenco composto por Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin, o longa-metragem mineiro é também o representante do Brasil no Oscar de 2022, pela categoria de melhor filme internacional. Gabriel Martins é o primeiro cineasta negro a ter um filme escolhido pelo Brasil para buscar uma indicação ao Oscar.

Marte Um retrata o cotidiano dos Martins, uma família negra de classe média baixa, que concilia os compromissos do dia a dia com seus desejos e suas expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a isso, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor, e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

O filme, com classificação indicativa de 16 anos, terá uma única exibição no Festival Guarnicê de Cinema, no dia 23 de setembro, no Teatro Napoleão Ewerton (SESC), a partir das 19h. A sessão será gratuita, e a retirada de ingressos será feita na bilheteria do teatro, no dia da exibição. Sujeito a lotação.

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 45:

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2022 ocorre em formato híbrido entre os dias 23 e 30 de setembro, com patrocínio da Equatorial Energia, Governo do Maranhão e SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de apoio do Sebrae via movimento Mobiliza SLZ.

O Guarnicê 2022 também conta com o apoio da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), Assembleia Legislativa do Maranhão, Astral Games, Bulldog Burguer, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay,  Escola de Cinema do IEMA, Fundação Sousândrade, Prefeitura Municipal de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Rádio Universidade, SESC, Teatro João do Vale e TV UFMA, além de cobertura do Site Volts.

Por: DAC - Proec