“Liderança Transformando Organizações” é o tema do VII Simpósio de Gestão Portuária

publicado: 22/05/2024 18h56, última modificação: 22/05/2024 18h56

Na última segunda-feira, 20, ocorreu a abertura do VII Simpósio de Gestão Portuária (SGP), com o tema  Liderança Transformando Organizações. Organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio  do Laboratório de Pesquisa LabPortos, o evento tem como objetivo reunir agentes públicos, profissionais, estudantes e pesquisadores interessados no fortalecimento de melhores práticas e difusão de conhecimentos sobre o setor portuário, com enfoque na liderança.

Na abertura do evento, esteve presente o reitor da UFMA Fernando Carvalho, que frisou sobre a importância da liderança para as áreas de gestão portuária. “Esse evento traz um tema muito pertinente que é a liderança transformando organizações. É debater sobre a formação e o papel dos líderes dentro das organizações. Hoje, os líderes têm que buscar novas capacitações, considerando a dinâmica e as transformações no mercado que acontecem no dia a dia”.

Para o coordenador do evento e professor da UFMA, Sérgio Cutrim, o simpósio é um dos principais eventos no país que apresenta uma vasta programação de conhecimentos sobre a questão da liderança na gestão portuária. “O evento tem uma programação completa, composta por painéis, estudos de caso, palestras, minicursos online e a apresentação de artigos científicos. A importância é como podemos desenvolver a liderança nas organizações, tanto do ponto de vista pessoal, individual, como institucional corporativo”, pontuou o professor.

VII Simpósio de Gestão Portuária - 20.05.2024

A realização do evento contou com a presença de estudantes que presenciaram a apresentação de tópicos fundamentais sobre a liderança em diversos espaços da gestão portuária. A aluna do Iema Ana Elizabeth, destacou seu entendimento sobre a área portuária durante a atividade do evento. “Eu aprendi sobre a função da área portuária ser um tópico muito importante, porque as pessoas têm que ter esse papel de liderança em praticamente diversos lugares. Logo, achei fundamental a dinâmica do evento, por meio de conversas estimulantes sobre o tema para nós.”

O estudante Adrian Araújo também complementou sobre a realização do evento como possiblidade de aprendizagem para a carreira profissional. ”Esse evento é maravilhoso porque serve muito para a nossa carreira profissional como técnico acadêmico. Nós, estudantes do Iema, estamos muito satisfeitos pela oportunidade", expressou.

A programação do evento ocorre até 23 de maio. Confira no site do evento.

Por: Camilla Fernanda

Fotos: Dyego Amorim