Notícias

“III Semana de Engenheiros de Pesca do Maranhão” ocorre de 11 a 15 de dezembro, no Câmpus de Pinheiro da UFMA

publicado: 11/12/2023 15h41, última modificação: 11/12/2023 19h57
“III Semana de Engenheiros de Pesca do Maranhão” ocorre de 11 e 15 de dezembro, no campus da UFMA de Pinheiro

De 11 a 15 de dezembro, ocorre a III Semana de Engenheiros de Pesca do Maranhão, neste ano, com o tema “Pesca e Aquicultura na Baixada Maranhense: Avanços, Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Regional”.

A partir desta segunda-feira, o evento ocorre no Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abrangendo diversos públicos e contando com uma programação diversificada de minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e palestras de especialistas capacitados na área.

Em paralelo, também está sendo realizada a “I Semana Temática de Engenharia de Pesca”, com destaque para os pilares da pesca, aquicultura, oceanografia e gestão de recursos naturais.

A iniciativa é realizada pelo Conselho Regional Júnior de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea Jr-MA), programa que tem por objetivo aproximar alunos dos ramos da engenharia e agronomia à realidade do mercado de trabalho.

O Crea Jr-MA tem por principal foco instruir e incentivar esses estudantes a desempenharem com zelo e responsabilidade as demandas das suas profissões. Moldar o caráter dos discentes e contribuir para a formação de engenheiros e engenheiras capacitadas é uma das grandes preocupações do Conselho.

De acordo com a equipe de organização, o momento serve como um grande marco para o calendário acadêmico do Curso de Engenharia de Pesca, visto que se dedica a compreender e fomentar o desenvolvimento sustentável de atividades pesqueiras e agrícolas, em especial, na região da Baixada Maranhense.

Para o professor e coordenador do Curso, Yuri Vinicius de Andrade Lopes, o evento gera expectativas de fortalecer a atividade dos profissionais, bem como divulgar as ações e oportunidades de trabalhos dentro da área. Em sua perspectiva, o momento também possibilita a redução da evasão do curso, visto que cerca de 80% dos alunos matriculados estão participando ativamente.

“É importante destacar que a nossa pesca é forte e pode transformar a realidade da comunidade da Baixada Maranhense, por meio do conhecimento, das oportunidades de geração de empregos, dos produtos de bioeconomia e de origem de pescado”, finalizou Lopes.

Acompanhe a programação completa aqui

Por: Júlio César

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: