“II Oficina Anatômica” reuniu estudantes de saúde da UFMA e Cadetes do CFO de Bombeiros Militares do Maranhão, na Cidade Universitária

publicado: 14/11/2023 10h39, última modificação: 14/11/2023 17h39

Na tarde da última sexta-feira, 10 de novembro, ocorreu a “II Oficina Anatômica”, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Liga Acadêmica de Anatomia Humana da UFMA (Laanato) e o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de Bombeiros Militares do Maranhão.

O evento realizado no Prédio de Anatomia da Cidade Universitária Dom Delgado buscou revisar a anatomia humana e imersão em cadáveres, com objetivo de minimizar algumas lacunas de aprendizagens práticas que foram deixadas pelas aulas de Educação a Distância (EaD), durante o período da pandemia de covid-19.

Os principais beneficiados pelo encontro foram os discentes dos cursos de saúde, como Medicina, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, da UFMA e de outras instituições. Além deles, os cadetes do CFO agregaram a si uma série de conhecimentos referentes ao conhecimento anatômico, disciplina essencial para o salvamento de vidas.

O Segundo Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes (QOBMC) e professor da disciplina de atendimento pré-hospitalar do CFO, Joanderson Vieira, comentou seu sentimento de profundo agradecimento: “A oficina de anatomia proporcionada aos cadetes do Corpo de Bombeiros foi enriquecedora. Esse momento foi de extrema importância, fornecendo conhecimentos essenciais que contribuirão significativamente para o desempenho desses profissionais em situações críticas. Agradecemos o comprometimento e a relevância dessa iniciativa”, afirmou o tenente.

Já o Ex-presidente do Laanato, Willard Figueiredo, entende a segunda edição do evento como um investimento a longo prazo: “Apesar de ainda estarmos colhendo os frutos da primeira edição, a II Oficina Anatômica certamente obteve mais resultados positivos para a população maranhense, que contará com profissionais de saúde e bombeiros militares mais capacitados para salvar vidas”, finalizou Willard.

Acompanhe o Instagram da Liga Acadêmica de Anatomia Humana da UFMA

Por: Júlio César