Notícias

“I Encontro Gaep sobre Povos Indígenas: direitos, memórias e (re)existências” será realizado amanhã, 27, no Câmpus de São Bernardo da UFMA

publicado: 26/04/2023 16h04, última modificação: 26/04/2023 19h38
“I Encontro Gaep sobre Povos Indígenas: direitos, memórias e (re)existências” será realizado amanhã, 27, no câmpus de São Bernardo da UFMA

Em celebração ao Abril Indígena, no dia 27 deste mês, será realizado o “I Encontro Gaep sobre Povos Indígenas: direitos, memórias e (re)existências”, no Auditório do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), da UFMA. O evento é fruto de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Epistemologia, Etnologia e Política (Gaep) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Ciências Humanas – Sociologia.

Essa iniciativa busca ampliar os conhecimentos sobre os povos originários, pautando temas como respeito às diferenças individuais, reconhecimento do direito à terra e à memória, além do processo de visibilização dessas minorias. A programação contará com exposição de fotos, exibição de documentário, roda de conversa, venda de produtos artesanais, cantoria e mesa-redonda.

Nesse encontro, estudantes da educação básica, discentes de graduação, comunidade em geral e integrantes de movimentos sociais poderão ter contato de perto com essa realidade. Na principal palestra do dia, Lucca Anapuru Muypurá, representante do povo Anapuru Muypurá; a Mestra em Cultura e Sociedade pela UFMA, Maria Alice Pires Oliveira Van Deursen e a professora Ana Caroline Amorim Oliveira, Coordenadora do GAEP e do PIBID; debaterão assuntos centrais para o cotidiano dos povos indígenas.

Veja a programação completa no instagram da Gaep

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: