Notícias
“Cantar e cantar e cantar”: Alcione recebe honraria Mérito Cultural entregue pela UFMA em São Luís
Em seu álbum lançado no ano de 1982, Djavan cantou que a pretensão de lapidar o sonho, até gerar o som, é como querer “Caetanear” o que há de bom. Parafraseando a célebre frase do cantor alagoano, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, disse à cantora Alcione, homenageada com a entrega da honraria “Mérito Cultural”, que “é preciso ‘Alcionezar’ o que é de mais nosso, a arte e a cultura, para continuar valorizando e incentivando a produção artística dentro e fora do Maranhão”.
A entrega da homenagem ocorreu na última quarta-feira, 7 de junho, no Teatro da Cidade de São Luís, no Centro, e contou com a presença do Prefeito Eduardo Braide, de amigos e familiares de Alcione, além do público em geral, que reverenciou os 50 anos de carreira da cantora maranhense.
A solenidade foi marcada pela emoção e por momentos de valorização da cultura, registradas por meio de uma série de homenagens à “Marrom”, como é popularmente conhecida Alcione. Durante o evento, foi exibido o videoclipe “São Luís de Coração”, produzido por Marco Dualibe, que mostra os principais pontos da capital maranhense, terra natal de Alcione.
Na sequência, a orquestra João do Vale, acompanhada das artistas locais Cecilia Leite, Célia Maria e Flávia Bittencourt, realizou uma apresentação que relembrou sucessos que marcaram a carreira da cantora, como “Maranhão, meu tesouro”, “Canta, cajueiro velho”, “A loba” e “Não deixe o samba morrer”. Ainda durante as homenagens, foi reproduzido um documentário com depoimentos de pessoas próximas a Alcione, que narraram a trajetória da cantora, desde o seu início, em São Luís, até o reconhecimento nacional e internacional, que viria a ocorrer anos depois.
A iniciativa “Mérito Cultural” é desenvolvida pela própria Universidade Federal do Maranhão e tem por finalidade homenagear artistas e personalidades que desenvolvem, expandem e contribuem ativamente para a cultura, no Brasil e no exterior.
Na visão do reitor, incentivos como esse permitem que a UFMA se aproxime cada vez mais da comunidade, contribuindo para a integração social, no sentido de reforçar o compromisso da instituição em reconhecer as pessoas que representam o Maranhão como fazedores e fazedoras de arte.
Eduardo Braide também parabenizou a iniciativa: “Esta é uma homenagem muito justa que está sendo feita a nossa Marrom. Espero que possa receber muitas outras, por tudo aquilo que ela representa para cada um de nós e pela felicidade que sempre nos trouxe”, elogiou.
Já, para Alcione, voltar a sua terra e receber a honraria foi uma grande felicidade. “Fico muito honrada com a maneira como o Maranhão sempre me tratou, e ainda está tratando. Fico muito feliz por mim, pela minha família e por todos os meus amigos”, destacou.
Alcione ainda agradeceu a todos a homenagem e deu a honra de que os convidados e presentes ouvissem a cantar grandes sucessos. Ao final, ao ser perguntada sobre os próximos passos de sua carreira, após meio século, a cantora encerrou sua fala parafraseando o músico Gonzaguinha. “Eu vou cantar e cantar e cantar”, finalizou.
Produção – Essa foi a segunda edição da honraria “Mérito Cultural”, que tem a finalidade de laurear personalidades que têm contribuído significativamente para a cultura do país e do Maranhão em diversos segmentos artísticos, como literatura, música, teatro, artes plásticas, entre outras. Já foram homenageados cerca de 17 artistas.
Neste ano, a homenagem reconheceu e reverenciou os 50 anos de carreira da cantora maranhense Alcione. Para que o evento acontecesse em sua magnitude, a produção, por meio da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, empenhou-se em entregar uma homenagem que fosse significativa para a artista, família, amigos, fãs e admiradores da cantora. Foram cerca de quatro meses de planejamento, organização e execução da solenidade.
O Superintendente de Comunicação e Eventos e produtor do Mérito Cultural, Fernando Oliveira, avalia o momento como valorização da cultura regional.
“É uma grande satisfação para todos nós, o reconhecimento que a UFMA faz à importância de Alcione para a cultura brasileira, ao distingui-la com a honraria Mérito Cultural. Mais que uma diva da música brasileira, Alcione projetou o Maranhão para o mundo, ao cantar a sua terra gravando ritmos caraterísticos da cultura popular maranhense. É justo que possamos externar esse orgulho com a concessão da Dignidade Universitária proposta pelo reitor Natalino Salgado”, expressa.
Confira mais sobre a homenagem nas fotos abaixo:
Por: Júlio César e Sarah Dantas
Fotos: Raul Pontes
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante