“A UFMA foi a instituição que mais teve estudantes inscritos no Promover Ifes”, revela a pró-reitora de Ensino

publicado: 06/05/2021 11h38, última modificação: 06/05/2021 19h28

A mais recente edição piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Ifes) obteve grande êxito, como avaliou a pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, Isabel Ibarra. Durante a edição, os estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da UFMA puderam cursar, no segundo semestre de 2020, disciplinas nas respectivas instituições participantes.

Isabel Ibarra revelou que a UFMA foi a instituição que mais teve estudantes inscritos no Promover Ifes, um total de 729 inscritos. “Nós ofertamos 86 disciplinas, e os estudantes dos nove câmpus da UFMA se inscreveram no programa. Houve uma receptividade muito grande do programa por meio da comunidade acadêmica. Em avaliação preliminar, cerca de 90% dos estudantes querem continuar com o Programa e pediram mais ofertas de disciplinas”, destacou.

Com base nos conceitos e nas possibilidades testados pelas quatro universidades, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vai expandir o programa e, hoje, 6 de maio, lança novo edital com 12 universidades participantes

“Nesta edição, nós teremos muito mais disciplinas e um equilíbrio maior entre as áreas do conhecimento. Baseados na avaliação do projeto piloto, pudemos melhorar o sistema de inscrições do Promover Ifes, e a UFMA está trabalhando, junto com a Andifes, para criar um sistema de matrículas para os próximos editais. A ideia é que todos os institutos federais possam participar da mobilidade virtual e criar disciplinas em rede”, antecipou Ibarra.

Entre as disciplinas mais procuradas durante as inscrições do programa piloto, a mais concorrida na UFMA foi a eletiva “Corpo, Gênero e Sexualidade”, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. Para a pró-reitora, essa procura por componentes diversos e com conteúdos diferenciados será uma tendência entre os estudantes na busca por uma formação mais ampla.

“Na maioria das vezes, os estudantes buscam outras disciplinas que sejam complementares com a sua formação. Nós temos realidades muito distintas no Brasil, então, cursos com características ímpares e profissionais qualificados despertam o interesse do aluno e o Promover Ifes dá possibilidades de esse estudante ampliar seus conhecimentos e sua área de atuação”, avaliou.

Em sua essência, o Promover Ifes aponta para uma integração do conhecimento. “A perspectiva do programa objetiva uma integração maior do ensino, pesquisa e extensão entre as universidades e institutos federais. Com isso, nós teremos uma universidade mais potencializada e integrada na formação e complementação da própria formação profissional”, finalizou a docente.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque