“A Psicologia do Esporte para atletas de alto rendimento” foi tema do quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 28/06/2022 10h21, última modificação: 30/06/2022 09h20

No quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9, o professor pós-doutor em Ciências do Movimento Humano, Gilberto Gaertner, concedeu entrevista para falar sobre a psicologia do esporte. O programa pode ser visto no Canal da Rádio no Youtube. O professor Gaertner discursou sobre o tema na segunda, 27, em que destacou que a área da psicologia do esporte visa ao estudo do comportamento humano, mental e cognitivo para o desenvolvimento do atleta, observando os quadros limitadores dos atletas de alto rendimento, como ansiedade e estresse.

O professor afirma que, desde 2016, com a Olimpíada do Rio de Janeiro, a psicologia do esporte adquiriu mais reconhecimento, cuja área corresponde à junção da psicologia e à educação física, por isso requer formação diferenciada para atuar no campo esportivo. “É muito importante porque trazemos aplicabilidade do conhecimento desenvolvimento na universidade, possibilitando que os estudantes possam entender a funcionalidade da psicologia do esporte”, explanou.

Sobre o período de isolamento da covid-19, Gaertner ressaltou a superexposição dos atletas de alto rendimento, profissionais que precisam de constante gerenciamento, seja para suas vidas privadas, seja para suas vidas como esportistas, seja para suas imagens públicas. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais por conta da pandemia, esse monitoramento foi facilitado.

O professor Gaertner diferencia a psicologia do esporte da psicologia clínica, em que esta é tradicionalmente direcionada para o tratamento de patologias, desequilíbrios e para o desenvolvimento pessoal, enquanto que a psicologia do esporte é norteada por três eixos básicos: da saúde geral do atleta, da otimização do tempo e da humanização dos treinos.

“Nós desenvolvemos competências, cada esporte tem as suas, mas algumas são compartilhadas, como a atenção, o foco, o gerenciamento da ansiedade – pré, durante e pós-competição. No caso de grupos, é trabalhado o senso de equipe, cooperação e coesão”, acrescentou o docente.

Ele mencionou que a psicologia esportiva respeita a cultura de cada modalidade e que os trabalhos são feitos no ambiente da modalidade esportiva do atleta, compreendendo seus jargões, pois cada esporte possui aspectos inerentes em si.

Saiba mais

O professor Gilberto Gaertner foi campeão olímpico, estando na equipe da Seleção Brasileira de Vôlei nos Jogos Olímpicos de 2016, além de ser vice-campeão da Copa Libertadores da América de Futebol pelo Athletico Paranaense.

Confira a entrevista:

Por: Aline Santos