“A Dimensão Educacional do CFB no Contexto da Campanha #Soubibliotecaescolar”: palestra marca a acolhida dos calouros do curso de Biblioteconomia

publicado: 22/08/2023 15h30, última modificação: 23/08/2023 15h07
“A Dimensão Educacional do CBF no Contexto da Campanha #Soubibliotecaescolar”: Palestra marca a acolhida dos calouros do curso de Biblioteconomia

Na manhã dessa segunda-feira, 21, os mais novos discentes do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram recebidos com a aula inaugural “A Dimensão Educacional do CFB no Contexto da Campanha #Soubibliotecaescolar”, ministrada pelo presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Lima Cordeiro. O evento, sediado no auditório da Biblioteca Rubem Rodrigues Ferro, localizado no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Cidade Universitária, buscou debater temas centrais para o prosseguimento da vida acadêmica, visando incentivar os calouros a se tornarem profissionais informados e comprometidos com sua área de atuação.

A campanha apresentada pelo atual presidente do Conselho é uma iniciativa desenvolvida pela organização desde o ano passado e se debruça sobre a lei 12.244/2010, assim como a garantia da manutenção de sua efetiva ação perante a sociedade. Também conhecida como Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares, ela determina que cada instituição básica de ensino, seja pública ou privada, tenha, dentro de sua estrutura, uma biblioteca ativa.

“O projeto ‘#Soubibliotecaescolar’, que nós desenvolvemos, serve justamente para fazer com que o acesso aos livros e à leitura seja estendido para o maior número de pessoas possível. A lei possuía um prazo fixo de dez anos para que fosse efetivamente cumprida; agora, que ela está totalmente em vigor, estamos trabalhando para que aquelas instituições que não contam com biblioteca passem a possuir a sua”, comentou Fábio Cordeiro.

A professora do Departamento de Biblioteconomia (DB) Silvana Maria de Jesus Vetter comenta que o evento é uma acolhida tradicional que a maioria dos cursos promovem, no início de cada período letivo, como forma de receber os novos alunos. “Este encontro é de grande importância, pois reservamos esse momento inicial para apresentar o Curso, o quadro de professores e a UFMA como um todo”, disse.

Segundo Silvana, a iniciativa partiu de uma parceria como o Diretório Acadêmico, em que uma série de dinâmicas, atividades de socialização e programações foram organizadas, a fim de mostrar aos novos discentes que as portas do curso e da Universidade estão abertas para todos.

Debora Lourena Veiga, caloura de Biblioteconomia, esteve presente na manhã do evento e falou sobre suas projeções para seu futuro acadêmico e profissional: “Eu confesso que a minha vontade de entrar no curso foi justamente para poder ter contato com a área e passar a ter noção do que é ser uma bibliotecária. Fico muito feliz com essa nova etapa da minha vida. Espero que, no futuro, eu possa abrir a minha própria biblioteca!”, finalizou a discente.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro