1º Congec do CCBL debateu a temática “Os desafios de Balsas voltados à Engenharia Civil”

publicado: 08/05/2023 12h48, última modificação: 08/05/2023 12h48
A iniciativa de caráter acadêmico e profissional, que ocorreu de 26 a 28 de abril, possibilitou a participação de discentes, docentes, técnicos administrativos, profissionais liberais e empresas privadas

Com o objetivo de mostrar ao público em geral a atuação do engenheiro civil nos vários seguimentos, tanto de pesquisa, quanto de mercado, o curso de Engenharia Civil do Câmpus de Balsas realizou, nos dias 26, 27 e 28 do mês de abril, o 1° Congresso de Engenharia Civil do Centro de Ciências de Balsas (Congec - CCBL). Trazendo a temática “Os desafios de Balsas voltados à Engenharia Civil”, a iniciativa, de caráter acadêmico e profissional, possibilitou a participação de discentes, docentes, técnicos administrativos, profissionais liberais e empresas privadas, na temática de engenharia civil, na cidade de Balsas.

O congresso contou com presença de discentes de várias outras cidades do Maranhão além dos do respectivo Câmpus. Na ocasião foram premiados os melhores artigos e as melhores pontes em miniatura, feitas com palitos de picolés. O artigo vencedor, intitulado Utilização da Arquitetura de Detecção de Objetos YOLOV4 na Identificação de Panelas em Pavimentos Asfálticos, tem como autores Átila Marconcine de Souza da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), João Victor da Silva Soares, Alcineide Dutra Pessoa de Souza, Gean Carlos Lopes de Sousa e Lucas Manoel da Silva.

Ponte vencedora foi construída pelo grupo "Engenheiros do Hawaii"

A ponte vencedora foi construída pelo grupo “Engenheiros do Hawaii”, composta pelos discentes: André Nascimento, Itaelma Santos e Thiago Batista, discentes do curso engenharia civil. A equipe foi premiada com medalhas, um troféu e R$500. O segundo lugar, premiado com um troféu, medalhas e R$300, foi ganho pelo grupo “Engenheiros Romanos”, composto por Lara Cruz, Olívia Pimentel, Olívia Lima e Winicius Coelho, discentes do Engenharia Civil. A Terceira melhor ponte foi construída pelo grupo “Matriz”, integrada pelos discentes Fernando Sousa, Lucas Zanatta, Wemerson Attaides e Gibeane Ferreira, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e premiados com medalhas, troféu e R$100.

Itaelma Gomes dos Santos, participante da equipe “Engenheiros do Hawaii”, definiu a ocasião como uma ótima oportunidade de compartilhar experiências com os colegas e ter participado da primeira competição de pontes de palitos. “Com a competição de pontes foi colocado em práticas situações vivenciadas em sala de aula e visto na prática de como as estruturas se comportam, reforçando assim conhecimentos teóricos”, finalizou.

O professor Leandro Gomes Domingos, da coordenação do curso de engenharia civil do Câmpus e responsável pelo evento, relatou de forma positiva os resultados alcançados pelo Congresso: “Em cada dia, foi possível mostrar a atuação da engenharia civil nos vários ramos de mercado, mostrando a realidade aos nossos alunos através de profissionais atuantes, sobretudo pelos nossos egressos. A competição de pontes de palitos de picolés trouxe foi diferencial do evento, pois alunos aplicaram na prática as teorias vistas em sala de aula e ainda as pontes campeãs foram recompensados em dinheiro”, afirmou.

Já o coautor do artigo vencedor do terceiro lugar, intitulado Diagnóstico das condições de sinalização vertical na praça Joca Rego na cidade de Balsas, André Santos Nascimento, descreveu  as expectativas perante o congresso, que já eram altas, e que este agregou conhecimento aos alunos do curso e com certeza instigou novos alunos que virão a ingressar no curso devido as experiências que tiveram neste congresso. “Foi gratificante participar da organização e poder elevar também o meu próprio conhecimento com os desafios que nos foram dados. Balsas cresce rapidamente e o curso de Engenharia Civil mostra que pode acompanhar e participar ativamente deste desenvolvimento", pontua.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras