12 de março: Dia do Bibliotecário

publicado: 12/03/2023 08h00, última modificação: 13/03/2023 12h00

Em todo o território nacional, 12 de março marca o dia do bibliotecário. Instituída pelo decreto lei n°84.631, a data comemorativa tem por objetivo destacar a importância desses profissionais, que são responsáveis pela organização, classificação, catalogação e disseminação da informação em diversas áreas do conhecimento.

A data tem um significado especial para Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, bibliotecária e professora titular do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Ela atua na área desde 1985, ano em que obteve seu diploma pela UFMA Para a professora, o dia do bibliotecário representa o reconhecimento dessa profissão para a difusão de conhecimentos e para a formação de cidadãos conscientes, críticos e bem-informados.

"Como docente, tive o prazer de contribuir para a formação de muitos bibliotecários maranhenses. A nossa profissão tem profundas dimensões sociais e políticas, que vão além da simples organização de uma biblioteca. Somos agentes da informação, e, com o aumento da disseminação de fake news, o nosso papel na sociedade é crucial neste momento em que vivemos. Para mim, o bibliotecário precisa estar atento às novas formas de comunicar e aos novos rumos da informação no meio digital”, enfatizou.

À frente da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB) da UFMA desde 2022, a professora ressalta a importância da biblioteca central para a produção científica na Universidade. "Nós possuímos um acervo extremamente relevante, que é a base para o funcionamento dos demais cursos, uma vez que cada projeto pedagógico prevê uma lista básica de bibliografia, e nenhum curso tem autorização para funcionar sem esse requisito,” afirma a professora. A DIB é o setor responsável pela gestão do acervo bibliográfico da Universidade, englobando a biblioteca central e as bibliotecas setoriais de cada Centro.

Também formada pela UFMA, Rosilene Araújo Mendes dos Santos é bibliotecária há seis anos e atualmente trabalha na biblioteca setorial do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Segundo Rosilene, a prática da sua profissão é tão satisfatória quanto é desafiadora. “É muito gratificante para mim trabalhar para o progresso cultural e disseminar informação. Sou responsável por várias tarefas, que envolvem a catalogação de livros na área de circulação do acervo, treinamento com os usuários, suporte aos alunos que utilizam os computadores da biblioteca, entre outras funções”, pontuou.

O maior desafio foi a adequação ao formato digital durante o período da pandemia ocasionada pelo coronavírus, continua Rosilene. "Semelhante a outras atividades profissionais, tivemos que mudar nossa rotina, trabalhar a distância, em sistema de home office. O empréstimo ficou suspenso, oferecemos a opção da biblioteca virtual e as solicitações de outros serviços, como a ficha catalográfica, que eram solicitados por e-mail. Tivemos que nos moldar a essa nova realidade , gerenciando de forma inteligente para melhor disponibilizar a informação eficaz para os nossos usuários”.

Saiba +

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão foi criado em 1969, devido à necessidade de qualificar profissionais para atuarem nas bibliotecas de São Luís, notadamente, na Biblioteca Pública Benedito Leite e nas Bibliotecas da UFMA, e vem passando por mudanças na sua estrutura pedagógica visando adequar a realidade às demandas da sociedade maranhense. Tais mudanças se inserem no campo da Biblioteconomia à medida que a informação foi assumindo novos contextos, e a sociedade passou a exigir serviços mais especializados.

Acompanhando essa demanda, o curso de Biblioteconomia da UFMA passou a adequar seu currículo, ajustando-se a essas exigências. Desde a sua criação, o curso sofreu quatro reformas curriculares cujos resultados podem ser mensurados nas mudanças processadas no curso ao longo dos 53 anos de existência, como, por exemplo, a qualidade da produção monográfica, as pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores e alunos, a eficiência dos serviços oferecidos à sociedade, e na oferta de cursos de especialização que contribuíram para que o curso de Biblioteconomia atingisse um grau de maturidade compatível com a filosofia da Universidade, estando integrado às perspectivas de desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Nessa perspectiva, o curso tem o objetivo de formar bibliotecários com competências humanas, técnicas e sociopolíticas para gerenciar e atuar em diferentes unidades de informação, capazes de transformar a realidade histórico-cultural, atendendo às necessidades de demanda, geração, processamento, disseminação e utilização de dados, informações e conhecimentos registrados nos mais diferentes suportes, no contexto da sociedade atual.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro