10ª Edição da Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre nesta sexta-feira, 29, em São Luís

publicado: 29/12/2023 13h21, última modificação: 03/01/2024 08h16
A confraternização é realizada pela comunidade africana da UFMA e por moradores do Sá Viana
10º Edição da Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre nesta sexta-feira, 29, em São Luís

Saudade, esporte e gastronomia são as palavras que definem a manhã desta sexta-feira, 29 de dezembro, em que se realiza a 10ª edição da Confraternização Esportiva África x Brasil. Promovido na Sede da Associação dos Servidores da UFMA (Assuma), o evento é a forma que os alunos e professores africanos do Câmpus de São Luís encontraram de homenagearem seus lares.

Estudantes e professores oriundos de diversos países do continente africano, como Guiné-Bissau, Benin, Gana, Senegal, Nigéria, Angola e Moçambique disputam partida contra o time da comunidade Sá Viana e, logo após, se reúnem para a típica feijoada entre os jogadores.

De acordo com o organizador, Amilton Farias Lobato, também conhecido como Mussolino, a Confraternização Esportiva é um dos grandes momentos de acolhimento e alegria que ocorrem anualmente. “Eu me sinto em casa com a comunidade africana, que é a minha família. Hoje eu me sinto muito feliz por estar reunido com todos aqui novamente”, contou.

Professor do Departamento de Economia (Decon) da UFMA e pioneiro dos jogos, Anacleto Aníbal Xavier Domingos define a ocasião como uma constante emoção e renovação de amizades e alegrias partilhadas em grupo.

“Quando realizamos a Confraternização África x Brasil, queríamos conectar não só todos os africanos, mas todos os brasileiros presentes da Universidade. Para mim, esse é o momento de poder encontrar os meus irmãos e poder encontrar a comunidade africana, porque sentimos saudade do nosso país. Quando chegamos aqui e encontramos todo mundo, nos sentimos em casa”, explicou o docente.

Para Anso da Silva, discente da Pós-Graduação (doutorado) em Políticas Públicas da UFMA, o projeto tem o poder de aproximar diversidades étnicas e culturais, assim como integrar toda a comunidade universitária e dos bairros vizinhos. “Estamos falando de um projeto com dez anos de duração. É uma alegria quando celebramos isso em uma virada de ano, em que nos encontramos e nos divertimos. O jogo faz parte, mas a vitória não nos interessa, o que importa é que possamos nos reunir e conversar. Isso tem muito significado para nós, porque aí encontramos a diversidade de cada país e conversamos em uma língua comum, para todos entendermos, que é o português”, finalizou Anso.

Sobre a partida de futebol

Nas 10 edições, o destaque sempre foi a partida de futebol. Neste ano, houve uma disputa acirrada, iniciada com um gol do time africano nos primeiros minutos. Apesar dos gols marcados pelo time brasileiro, o placar final favoreceu a comunidade africana, que venceu por 6x4, superando a comunidade do Sá Viana. Ao final da partida de futebol, todos se reuniram para uma confraternização e momentos de lazer.

Confira as fotos:

10° Edição da Confraternização Esportiva África x Brasil - 29.12.23