10ª edição da Feira da Agroecologia e Agricultura Familiar leva produtos saudáveis e conscientização à população de Chapadinha

publicado: 14/03/2023 10h50, última modificação: 14/03/2023 19h51

Eram quase 9h30 da manhã do dia 10 deste mês, quando a professora Edileusa Monteles chegou à praça da Bandeira, no município de Chapadinha. Apesar de estar um pouco atrasada, ainda deu tempo de comprar quiabo, maxixe, abóbora e também azeite de coco babaçu, que ela gosta muito de ter em casa para temperar a comida. Assim como muitas outras pessoas da cidade e da região do Baixo Parnaíba, Edileusa é uma frequentadora constante da Feira de Agroecologia e Agricultura Familiar, que é realizada todas as segundas sextas-feiras de cada mês.

“Eu gosto de vir aqui porque a gente encontra alimentos baratos, saudáveis e de qualidade, todos produzidos na zona rural. Além disso, é uma forma de ajudar o pequeno produtor da região, que também precisa do nosso apoio. Aqui a gente pode encontrar, por exemplo, murici, bacuri, juçara, farinha de mandioca, pimentinha de cheiro e muitos outros produtos”, ressaltou a professora.

A feirante Maria Lúcia participa desde a primeira edição da Feira, vendendo produtos, em maioria, feitos a partir do babaçu, tais como azeite, biscoito e massa do coco in natura. Mas ela também comercializa doce de goiaba, caju, bolo de tapioca e bolo de milho. Para Dona Lúcia, ao oferecerem produtos naturais à comunidade, os trabalhadores rurais também ajudam a conscientizar as pessoas sobre a importância da agricultura familiar. “A gente está trazendo mais conhecimento para as famílias, fazendo com que elas vejam que a gente tem capacidade, potencial para produzir coisas saudáveis na nossa casa, no nosso próprio quintal”, enfatizou.

O trabalhador rural Francisco Viana, 63, é outro que sempre participa da Feira, ajudando a divulgar os produtos ou dando apoio aos companheiros feirantes. Chico, que faz parte da  Associação Chapada Limpa 2, localizada no povoado Quatro Bocas, a sudoeste do município de Chapadinha, considera fundamental a parceria dos trabalhadores rurais com a UFMA. “A gente precisava muito desse incentivo. O apoio da universidade tem sido fundamental, porque estamos aprendendo a valorizar mais os nossos produtos”, disse.

Para o professor James Ribeiro de Azevedo, coordenador do curso de Agronomia do Câmpus de Chapadinha e um dos organizadores do evento, apesar de o projeto ter enfrentado muitas dificuldades no início, o período mais crítico já passou. “Estamos com uma expectativa muito boa pra o mês de abril, na Semana Santa, período em que as pessoas consomem mais os produtos comercializados aqui na Feira”, ressaltou.

Outra questão importante, segundo James Azevedo, é que a população de Chapadinha já está mais consciente de que precisa consumir produtos orgânicos, livre de venenos. “Aos poucos, as pessoas vão tomando consciência disso. Também sabem que, quando compram na Feira, estão ajudando a melhorar a economia das famílias locais”, explicou o professor.

Saiba mais

A Feira da Agroecologia e Agricultura familiar tem o objetivo de vender produtos locais e alimentos saudáveis, por preços acessíveis, além de melhorar a renda dos agricultores familiares. O evento é uma inciativa do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Agroecologia Agricultura Familiar (Neaf) da UFMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a Prefeitura de Chapadinha, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) e a Casa Familiar Rural de Chapadinha (CFR). O projeto tem também o apoio da direção do CCC, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira as fotos:

10ª Edição da Feira da Agroecologia e Agricultura Familiar leva produtos saudáveis e conscientização à população de Chapadinha - 10-03-2023

Por: Ivandro Coêlho