Notícias

Inscrições para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental seguem abertas até o dia 21 de janeiro

publicado: 20/12/2023 11h26, última modificação: 20/12/2023 15h25
Inscrições para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental seguem abertas até o dia 21 de janeiro

Até o dia 21 de janeiro de 2024, a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (Ageufma) mantém abertas as inscrições para o Edital N° 81/2023, referente ao processo de seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCAM).

Recomendado com conceito 3 pela CAPES, o Mestrado, de modalidade acadêmica, tem duração regulamentar de 24 meses – dois anos – e integralização em conformidade com o cumprimento de disciplinas e atividades optativas e obrigatórias, nos turnos matutino e vespertino, além da elaboração da dissertação.

O seletivo busca admitir candidatos diplomados nos cursos de graduação de duração plena (licenciaturas, bacharelados ou cursos superiores de tecnologia). Àqueles discentes que ainda não tenham realizado a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será permitida a inscrição, desde que tenham concluído todas as etapas da formação e possam comprovar a conclusão do curso no momento da matrícula. Contudo não será permitida matrícula simultânea em dois cursos stricto sensu.

As linhas de pesquisa se dividem em três:

Dinâmica e Fluxos Ambientais – Compreender e monitorar processos ambientais entendendo como se dão os fluxos de matéria e energia entre seus múltiplos compartimentos;

Recursos Naturais – Prospecção, exploração e investigação de recursos naturais delimitando e definindo sua tipologia, teores, qualidade e potencial de explotação;

Biotecnologia e Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente – Aplicação de técnicas sustentáveis que utilizem sistemas biológicos para gerar produtos, processos e serviços, assim como desenvolver tecnologias de monitoramento, prevenção, mitigação e remediação de impactos ambientais.

Ao total, serão destinadas 20 vagas distribuídas da seguinte maneira: 13 para ampla concorrência; 7 para a Política de Ações Afirmativas; 1 para Pessoas com Deficiência (PcD); 1 para pessoas negras (pretas e pardas); 1 para pessoas indígenas; 1 para pessoas quilombolas; 1 para pessoas trans; 2 para pessoas em situação de baixa renda; e 4 vagas para a Política de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos efetivos ativos da UFMA.

As inscrições poderão ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), após entregues todos os documentos em formato PDF e cumpridos todos os requisitos básicos.

Entre eles, estão: Cópia digital de carteira de identidade e CPF; formulário de inscrição digital preenchido; cópia digital do comprovante da taxa de inscrição (R$100,00); cópia digital do diploma de conclusão do curso de graduação, ou da certidão de conclusão; cópia digital do histórico do curso de graduação; anteprojeto de pesquisa; Currículo Lattes atualizado no mês da inscrição; planilha de avaliação do Curriculum Lattes Preenchida; documentos comprobatórios de formação, experiência técnico-científica e didática, produção bibliográfica, produção técnica; participação em banca examinadora; e documentação específica, quando necessário.

Quanto às etapas de seleção, o seletivo contará com análise do anteprojeto de pesquisa (eliminatório); apresentação e defesa do anteprojeto de pesquisa (eliminatório); e análise do Currículo do candidato (classificatório).

O resultado final de todos os colocados será divulgado em 20 de março de 2024, já as matrículas poderão ser realizadas até o dia 28 de abril. A previsão de início das aulas está marcada para 1º de abril.

Confira o Edital N° 81/2023

Por: Júlio César

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: