FAQ (Perguntas & Respostas) - Curricularização
As atividades de tutoria podem ser caracterizadas como ações de extensão?
Tutoria é um processo que fornece suporte de forma humanizada e personalizada para o estudante, por meio do apoio de um profissional ou estudante experiente. Essa pessoa, que exerce a função de tutor, dedica-se a melhorar a experiência e a qualidade do aprendizado. Nesse contexto, tal ação tem mais vocação para atividade de ensino do que atividade de extensão.
Por que a resolução não detalha as ações operacionais de implantação da extensão nos currículos?
A Resolução é um instrumento normativo que orienta os cursos de graduação quanto ao ajuste da carga horária de extensão em seus currículos. A PROEC/UFMA, com o objetivo de garantir a autonomia dos cursos, definiu no texto que cabe aos NDEs e Colegiados a deliberação sobre a forma como a carga horária de extensão será implantada nos currículos.
Serão estipuladas a carga horária de cada uma das atividades de extensão? Como elas irão aparecer no PID dos Professores?
A carga horária de cada atividade de extensão será definida pelo NDE e pelo colegiado de cada curso de graduação, devendo esclarecer se o cumprimento se dará por meio de Unidade Curricular de Extensão, ou por meio de incremento de carga horária nas ementas de outros tipos de componentes curriculares.
As ações de extensão poderão ocorrer de forma virtual?
As ações de extensão nas formas de cursos e eventos poderão ser realizadas de forma virtual. Outros projetos também poderão ser desenvolvidos virtualmente, desde que o projeto descreva a infraestrutura tecnológica para sua execução.
Os estudantes poderão participar de projetos de extensão de outras áreas?
Sim. Para os cursos que optarem pelo cumprimento de carga horária de extensão na forma de UCE será permitido o acesso dos alunos matriculados a qualquer projeto, desde que o discente atenda aos requisitos definidos pelo coordenador do projeto para ingresso como voluntário da ação.
O que é uma UCE?
A Unidade Curricular de Extensão (UCE) é um componente curricular, com carga horária prevista nos PPCs de cada curso de graduação, que efetivamente contabilizará as horas em ações de extensão dos discentes matriculados. As UCEs são os meios pelos quais os discentes acessam os projetos de extensão institucionalizados e ingressam, quando atendidos os requisitos definidos pelo coordenador da ação.
Por que é obrigatória a inserção de 10% da carga horária nos currículos?
A resolução do MEC define que os cursos de graduação deverão inserir no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação. Há possibilidade de ajuste de carga horária a maior, porém a carga horária mínima deve ser mantida.